O Ubuntu abraça a nuvem
Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/o-ubuntu-abraca-a-nuvem-14012010-1.shl
Eric Costa Quinta-feira, 14 de janeiro de 2010 - 08h53
Na versão 9.1, o Linux mais popular do mundo ganha recursos de sincronia de dados com a internet.
Desde que foi lançado, em 2004, o Ubuntu quebrou vários paradigmas do mundo Linux. A distribuição caprichou, desde o início, na instalação e na interface. Há opções para adicionar o Ubuntu ao computador sem mexer em partições, com todo o sistema rodando sobre o Windows. E, claro, como acontece com outras boas distribuições de Linux, o disco de instalação pode ser usado para rodar o sistema sem modificar nada no disco rígido do micro. Outro ponto forte do Ubuntu é a prática de lançar duas atualizações por ano, em abril e em outubro. Isso permite o planejamento de upgrades em redes que usam o sistema. A seguir, confira as principais novidades da versão 9.10 do Ubuntu, conhecida como Karmic Koala, que manteve as características positivas da distribuição e adicionou serviços para a instalação fácil de aplicativos e o armazenamento on-line.
Catálogo de programas
A novidade mais interessante do novo Ubuntu é a Central de Programas, que traz uma seleção dos melhores aplicativos e utilitários. O visual da Central é simples, o que facilita a vida dos neófitos em Linux, grupo que sempre foi um dos focos do Ubuntu.
Dados na nuvem
Outra novidade na versão 9.10 é o Ubuntu One, serviço que oferece 2 GB de espaço gratuito para armazenar arquivos online, nos moldes do popular serviço Dropbox (www.info.abril.com.br/downloads/dropbox). O Ubuntu One tem integração direta com o sistema. É usado para backup das pastas do usuário e para sincronizar conteúdo entre vários PCs. A criação do Ubuntu One também foi uma forma de arrecadar dinheiro para a Canonical, empresa que desenvolve o sistema. Há opções de assinatura paga com mais espaço para armazenamento. Pagando 10 dólares por mês, o HD virtual aumenta para 50 GB. É um preço acessível e uma forma de contribuir para o Ubuntu. Um defeito do serviço é que ele não permite sincronizar dados com outros sistemas operacionais.
Comentários