Lançado o OpenOffice.org 3.2
Fonte: http://www.linuxmagazine.com.br/noticia/lancado_o_openofficeorg_32
Comemorando os seus 10 anos de existência, o projeto OpenOffice.org disponibilizou oficialmente em seu site a versão 3.2 para download. A versão correspondente do BrOffice.org
ainda não estava disponível para download quando a redação da Linux Magazine publicou esta notícia, mas não deve tardar.
A comunidade de desenvolvedores não se restringiu apenas ao lançamento da nova versão, mas aproveitou para fazer um balanço de todos os downloads realizados nos últimos dez anos, chegando à impressionante cifra de 300 milhões. A versão agora lançada — após cinco release candidates e com um pequeno atraso — é mais rápida para iniciar (o Writer e o Calc abririam duas vezes mais rápido que os mesmos aplicativos da versão 3.1.1), passou por um intenso "saneamento" de erros de programação, o que serviu também para debelar várias vulnerabilidades em potencial, além de ser mais compatível com o padrão ODF (Open Document Format) e com outros aplicativos para escritório — mormente o Microsoft Word.
No que tange aos seus componentes, o projeto ressalta as melhorias no aplicativo de planilhas, o Calc, que na versão 3.2 ganhou mais de uma dúzia de novos recursos — ou melhorias naqueles já existentes. O módulo de gráficos do Calc ganhou melhorias de usabilidade e novos tipos de diagrama. Além disso, o programa aprendeu a lidar com objetos OLE, tabelas Pivot e elementos de controle de formulários do Excel 2007. A nova versão também é capaz de abrir documentos do Excel, do PowerPoint e do Word que estejam protegidos por senha.
Além do anúncio de lançamento, há uma página específica que lista e explica em detalhes todos os recursos da nova versão. Informações sobre as vulnerabilidades que foram eliminadas no OpenOffice.org 3.2 podem ser encontradas no Boletim de Segurança do projeto.
Sinfonia ou sincronia
Quase que simultaneamente ao lançamento da nova versão do OpenOffice.org a IBM lançou a segunda versão preliminar do Lotus Symphony 3, que passa a compartilhar da base de código atual do OpenOffice.org — a versão corrente do Lotus Symphony (a 1.3) utiliza o código do OpenOffice.org 1.1.5 como base.
Comentários