O Google faz o raio X
Sexta-feira, 14 de setembro de 2007 - 18h44
O serviço Google Analytics traz estatísticas detalhadas sobre a audiência do site.
Você tem alguma idéia do sistema operacional, browser, tipo de conexão e até resolução de tela que os visitantes do seu site usam? Pergunte ao Google Analytics. O serviço de medição de acessos do Google traz informações detalhadas sobre a audiência que passa pelas páginas. Ele funciona como um analisador de logs — monitora as atividades do servidor web e fornece as estatísticas correspondentes. O serviço é grátis e permite monitorar um número ilimitado de domínios com apenas uma conta de usuário. Há apenas uma limitação: o Google Analytics monitora um total de até 5 milhões de page views mensais. Para passar disso, é necessário ter uma conta no AdWords com pelo menos uma campanha em curso. A implementação do Google Analytics é simples. Basta copiar o script fornecido pelo Google ao final do processo de inscrição e colá-lo nas páginas do site. Esse processo tem a vantagem de não exigir a instalação de nenhum componente no servidor.
ESTATÍSTICAS
O nível de detalhe das estatísticas do Google Analytics impressiona. Na área de localização geográfica dos usuários, por exemplo, é possível partir do nível de continentes, o mais amplo, e chegar até o nível de cidades, o mais detalhado. Há ainda informações sobre origem do tráfego (direto, ferramentas de busca ou links de outros sites), palavras que mais geraram tráfego para o site e percentual de novas visitas, entre outras informações. Todas as estatísticas são atualizadas com atraso de poucas horas. Isso facilita bastante o acompanhamento dos acessos, já que estatísticas de um dia estão disponíveis no dia seguinte.
INTERFACE
Inaugurada no mês passado, a nova interface do Google Analytics se caracteriza pelo visual rico em gráficos e pelo intenso uso de Ajax. A página de entrada do serviço mostra blocos com os dados mais comuns, como número de visitantes e sistemas operacionais usados. Cada um desses blocos pode ser arrastado para uma posição diferente ou até mesmo eliminado. Assim, o webmaster pode fazer uma página personalizada com as estatísticas que considera mais relevantes. Na área de gráficos, o serviço usa linhas do tempo para mostrar a evolução diária dos acessos e gráficos pizza para informações como tipo de browser e sistema operacional. É uma abordagem mais interessante que a de “tabelão” com colunas e linhas adotada por programas de monitoramento menos sofisticados. A nova interface do Google Analytics só tem uma desvantagem: é mais pesada. Nos testes do INFOLAB, a navegação foi lenta em alguns momentos.
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Uma ferramenta interessante do Google Analytics é a integração com o AdWords. Por meio desse recurso, é possível acompanhar com mais precisão o retorno de campanhas publicitárias feitas com o sistema de links patrocinados do Google. Para a integração o usuário deve ativar a opção do Google Analytics no gerenciador de campanhas do AdWords.
EXPORTAÇÃO
O Google Analytics traz duas opções para exportação dos dados. A opção de PDF é útil quando se quer uma versão impressa das estatísticas. Já a exportação em XML facilita a integração dos dados do Google Analytics com outras aplicações. Algumas informações podem ser exportadas também nos formatos CSV e TSV.
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