Software Livre: Richard Stallman fala mal do OLPC
FONTE: http://www.hephesto.com/
O defensor do software livre, Richard M. Stallman - RMS,escreveu uma crítica mordaz ao grupo do projeto “One Laptop per Child” - OLPC, que tem como cabeça Nicholas Negroponte, em resposta à inversão da sua política de só utilizar software livre.
Como o projeto OLPC prepara-se para iniciar a distribuição de portáteis para países subdesenvolvidos, em massa, Negroponte anuncia novas versões do “OLPC XO Children’s Machine” que será redesenhado para executar o Windows. Não é surpreendente, que RMS encara esta situação como uma profunda evolução negativa, acrescentando, “o mundo seria melhor se o projeto OLPC nunca tivesse existido.”
RMS disse o seguinte:
“Ensinar as crianças a utilizar o Windows é como ensinar-lhes a fumar tabaco - em um mundo onde só uma empresa vende tabaco. Como qualquer dependência da droga, ele inculca uma dependência prejudicial.(Bill Gates fez esta comparação, em 1998 num tema da Revista Fortune). Não admira que a Microsoft oferece a primeira dose para as crianças a um preço baixo. Microsoft tem como objetivo ensinar crianças pobres de modo que fiquem dependentes para poder fumar Windows para toda a sua vida. Eu não acho que os governos ou as escolas deveriam apoiar esse objetivo.”
(tradução livre)
Apenas algumas das máquinas, tais como as que serão entregues para o Peru, virá com o Windows pré-instalado. O resto vai continuar com o Sugar OS, um sistema operacional livre baseado no Linux, personalizado para o OLPC.
“Mas até mesmo os OLPCs entregue com GNU / Linux será fácil converter posteriormente para o Windows”, diz Stallman. “Isso requer apenas uma pequena placa que supostamente custa $7.(Acredito que a Microsoft irá entregar essas plaquinhas como amostras grátis de cigarros.) “
Stallman foi inicialmente um apoiador do projeto OLPC. No inicio, ele teve problema com a máquina comercial na parte da BIOS e dificuldades em instalar software livre no hardware. Mas algumas modificações e alguns arquivos apagados mais tarde, ele viu uma máquina utilizável e promissora, uma história de sucesso de software livre. Ele o elogiou em seus discursos, mostrando-lhe no palco.
Então, o que RMS está fazendo agora? Ele diz que está se preparando para mudar para uma nova máquina da Lemote, uma empresa chinesa que faz um portátil baseado no MIPS contendo apenas o software livre.
E ele não se preocupa com a Lemote migrando para a Microsoft nos próximos anos.
“O Windows não executa sobre o processador MIPS”, diz ele.
Fonte de origem: Webmonkey
Comentários