Instalando o Ubuntu pela ISO com um Pendrive
Fonte: http://www.incerteza.org/
O Ubuntu é uma distribuição linux que com certeza foi, em termos de popularidade, onde nenhuma distro já foi, conquistando/convertendo vários usuários que as vezes nem sabiam o que era linux.
Por um bom tempo usei o Ubuntu, foi ele que me convenceu a dar mais uma chance ao linux. Como sempre gostei de experimentar diversas vezes acabei “quebrando” o sistema de formas que meu conhecimento básico não me permitia arrumar então uma reinstalação se fazia necessária. E a cada 6 meses (o período entre novas versões do Ubuntu) baixava sempre a nova ISO, gravava-a em um cd e fazia uma instalação do zero (”fresh-install“).
Com o tempo cd’s e mais cd’s com diversas versões do Ubuntu e derivados como Kubuntu e Xubuntu foram acumulando, então após uma longa garimpada por fóruns e listas de discussões criei um “protocolo” para a instalação dos mesmos com o uso de um pendrive, que além de acabar com o “desperdicio” de cd’s traz um bom ganho de velocidade na já rápida instalação dos mesmo.
Preparação
Você vai precisar de:
- Pendrive com capacidade suficiente para a ISO, normalmente de 1GB;
- O arquivo ISO versão alternate do bunto a ser instalado;
- CD com o grub instalado, recomendo o Super Grub Disk;
- E os arquivos boot.img.gz, vmlinuz e initrd.gz, que para a versão 8.04 x32 podem ser encontrados em: http://archive.ubuntu.com/ubuntu/dists/hardy/main/installer-i386/current/images/hd-media/
Procedimento
- Copie a imagem mais os arquivos boot.img.gz, vmlinuz e initrd.gz para a raiz do pendrive;
- Reinicie o computador com o pendrive na USB e o CD no drive;
- Assim que o Super Grub Disk terminar de carregar pressione C para entrar no console do Grub;
- Agora vamos montar seu pendrive como raiz, para isso usamos o comando:
root (hdX,Y)
- Onde X é o número do disco físico e Y o número da partição no disco (com X e Y iniciando em 0), Se você tem somente um HD X igual a 0 será ele e muito provavelmente X igual a 1 será o pendrive. Como normalmente pendrives só tem uma partição Y terá, neste caso, valor igual a 0;
- Para confirmar se realmente é seu pendrive entre com o comando root (hd1,0) caso nenhuma mensagem de erro apareça alguma partição foi montada e como o comando find / você lista os arquivos da raiz, se a imagem e os outros 3 arquivos aparecerem a partição monetada é o seu pendrive;
- Após a montar a partição correta entre com os seguinte comando em seqüencia:
kernel /vmlinuz root=/dev/rd/0 /init=/linuxrc rw
initrd /initrd.gz
boot
Se tudo foi feito corretamente apartir deste ponto você deve proceder exatamente como em uma instalação usando um CD com a versão alternate.
EXTRAS
Nos comentários do post no br-linux alguns usuários postaram sites que mostram como transformar o pendrive bootável, logo não precisa de cd, para aqueles que querem conhecer essas maneiras ai vão os links:
https://launchpad.net/liveusb (Wagner Saback Dantas) - achei esse programa particularmente interessante.
https://help.ubuntu.com/community/Installation/FromUSBStick (Ronaldo)
Comentários