5 passos simples para instalar o Puppy Linux no seu pen drive
Enviado por Danilo (daniloΘsolutio360·com) - referência (solutio360.com).
Uma das menores e mais completas distribuições Linux, o Puppy pode ser facilmente instalado em seu pen drive. Neste artigo mostraremos os simples procedimentos necessários.
Puppy Linux é um sistema operacional completo extremamente compacto, o seu arquivo imagem tem somente 88MB. Utilizar o Puppy também ficou bem mais fácil com sua mais nova versão 4.0 ou também chamada de Dingo.
Com este tamanho e versatilidade, o Puppy Linux é uma excelente opção de um sistema operacional que você pode ter instalado em um drive portátil (como o pen drive) e utilizar em qualquer computador que você queira. Utilizo o Puppy quando vou às Lan Houses (para ter certeza que posso colocar minhas senhas de emails e bancos sem problemas de segurança), ou até para tentar recuperar dados de computadores com problemas.
Instalar o Puppy no seu pen drive é incrivelmente fácil (e rápido). Para esta instalação eu escolhi um pen drive de 1GB mas até um menor está valendo.
- O primeiro passo é fazer o download do ISO, gravar ele para um CD, e reiniciar o seu computador a partir deste live CD;
- Agora, quando você já estiver vendo a área de trabalho do Puppy Linux, o segundo passo é clicar em “Menu”, encontre “Setup” e escolha “Puppy Universal installer”. No nosso caso, escolha “USB Flash Drive”;
- Terceiro passo, eu escolhi a maneira mais fácil e segui clicando em “Install Puppy to … (nome do seu drive USB, sdb1 no nosso caso)”
- Quarto, identifique onde estão os arquivos do Puppy Linux, neste caso a escolha é CD pois estamos rodando o live CD.
- Confirme a próxima janela e para a última opção importante, escolha para criar um arquivo bootloader chamado "mbr.bin”. Com este arquivo mbr o Puppy vai iniciar com facilidade pelo USB.
- Siga confirmando as seguintes telas necessárias e em alguns minutos você terá um lindo e prático sistema operacional instalado no seu pen drive. Ou se quiser, cabe até em um cartão micro SD, assim fica ainda mais portátil.
Puppy 4.0 é bem estável, bem fácil de ser utilizado e bastante rápido. Melhor de tudo é ser extremamente portátil. Não será a versão Linux mais amigável para totais iniciantes, mas não se engane, tudo é feito por ícones da maneira mais fácil possível.
Outra opção de sistema operacional minísculo é o Damn Small Linux mas ainda não testei. Alguém quer dar um relato sobre o DSL?
Comentários
Abração
Forte abraço amigão