Personalizando a barra de tarefas do KDE com o KBFX

Escrito por Josan Neves em 18 Maio, 2008 (http://caminhandolivre.wordpress.com/)

Seguindo a sugestão de um amigo e leitor deste blog, escreví este primeiro passo-a-passo sobre personalização de desktops com foco no KDE, e para isso vamos utilizar o KBFX para deixá-lo um pouco diferente. Até a última versão da série 3.5.x, o KDE traz a barra de tarefas com um visual padrão que lembra muito o estilo do existente no Windows 95. Para mudar esta aparência foi desenvolvido o KBFX, que nada mais é do que um software que permite a modificação deste visual, alterando o botão e a aparência do menu padrão da barra de tarefas. Tudo isso a partir de um configurador que é adicionado após a instalação dele na sua distribuição GNU/Linux preferida, desde que esteja utilizando o KDE como gerenciador de janelas é claro. Todas as imagens deste artigo podem ser ampliadas para melhor visualização. Então vamos lá!

A tela inicial do KDE 3.5.9 é esta mostrada acima. A ela adicionei apenas alguns ícones na área de trabalho. A distribuição que utilizo, e que foi usada para este artigo, é o Slackware 12.1. Antes de qualquer coisa já podemos começar a modificar a aparência da barra com recursos próprios do KDE.

Clicando na barra com o botão direito do mouse, escolha no menu que aparecerá a opção de configurá-la. Na janela seguinte, igual à mostrada acima, na opção de escolha da “Disposição” da barra eu geralmente escolho deixá-la na base, ao centro e reduzo seu tamanho para 80% ( oitenta por cento ), como mostra a imagem seguinte. Em seguida mande aplicar as mudanças. Elas devem ser aplicadas assim que as modificações na tela atual forem selecionadas.

Em seguida acessamos a opção “Aparência”, e no campo “Plano de fundo do Painel” clicamos na pasta do lado direito, abaixo da janela que mostra a cor atual da barra. onde mostra “Abrir diálogo de arquivos”.

No meu caso, escolhi o tema que vêem na figura abaixo. Mas existem vários outros temas disponíveis na Internet, basta escolher um de sua preferência e mandar aplicar. O resultado é visto imediatamente. Caso não goste basta mudar novamente.

Eu costumo acessar ainda as “opções avançadas” e selecionar a opção de ocultar os “Manipuladores de Mini-aplicativos”. Isso faz com que as divisões da área da barra de tarefas fique oculta.

Como pode ver o tema que escolhí é bem escuro, o que dificulta a leitura do que está escrito na barra. Para corrigir isso basta acessar a opção seguinte, de nome “Barra de tarefas”, e na opção “Aparência” trocamos de “Elegante” para a seleção “Para a Transparência”. Eu também desmarco a caixa “Mostrar ícones de aplicativos”.

Agora para o próximo passo, que é a instalação do KBFX, precisaremos do pacote instalado. Ele pode ser baixado diretamente do site ou através do instalador de sua distribuição, como o Slackpkg no Slackware ou o APT-Get do Debian. De qualquer forma se acessar o site do projeto haverão versões pré-compiladas para as principais distribuições.

Depois de instalado já podemos adicioná-lo à barra de tarefas, para isso há um macete. Posicione o cursor sobre o botão imediatamente ao lado do botão K e clique nele com o botão direito do mouse. Então escolha a opção “Menu do painel” e “Adicionar mini-aplicativo ao painel”. Como mostra a figura acima.

Com isso, será aberta uma caixa de escolhas. Role entre as opções até achar a opção “KBFX Spinx”. Como mostrado acima. Assim já será adicionado um novo botão com a imagem padrão do KBFX, assim como na figura abaixo.

Como no exemplo da cor da barra, os temas para botões podem ser encontrados aos montes na Internet. O próprio KBFX já traz alguns para escolha. Eu baixei um tema do site KDE-Look.org, que disponibiliza todo tipo de itens para a personalização do KDE, incluindo wallpapers, temas para o KBFX, para o Amarok, ícones, etc. Agora vamos à configuração que pode ser feita escolhendo em um dos menus, as opções “Sistema”, “Configurador do KBFX”, como mostra a figura abaixo.

A janela de opções abre-se no idioma inglês, mas é algo que não atrapalha a navegação por ser bem intuitiva. Você pode modificá-lo em vários níveis mas nós veremos somente as opções principais.

A primeira modificação pode ser feita através do item “Start Button”. Se você já baixou um tema de sua preferência, basta trocar o caminho do tema padrão pelo do diretório do tema escolhido. Como mostra a minha modificação abaixo.

Após a substituição dos três caminhos, clique no botão “apply” para que as mudanças sejam efetivadas. Já pode-se ver que o tema escolhido foi atualizado, tornando-se o atual. Em seguida iremos para o item “Menu Style”, onde escolheremos manter a aparência fornecida pelo KBFX ou a padrão do KDE. Escolha a que desejar e escolha aplicar novamente. Pronto! O básico já está configurado. Caso queira mais modificações fique à vontade para navegar entre as outras opções e modificá-las a seu gosto.

Após essa seleção já teremos à disposição os dois menus atualizados, com o do KBFX já modificado da maneira que escolheu. Então o próximo passo lógico é remover o botão K padrão. Para isso, clique sobre elecom o botão dirteito do mouse e escolha a opção “Remover Menu Menu K”.

Já dispomos agora de uma barra bem diferente da original não é mesmo? Caso não tenha gostado das combinações escolhidas você pode repetir os passos anteriores quantas vezes quiser, até que fique do seu jeito.

Como complemento, caso ainda não o tenha feito, vamos modificar o papel de parede de uma das áreas de trabalho. Para tanto basta clicar com o botão direito do mouse em um ponto da área de trabalho e escolher a opção de configurá-la.

Na caixa de opções escolha “Fundo de tela” e clique na pasta ao lado no preview do seu monitor como mostra a figura abaixo.

Após escolher o caminho para o seu wallpaper, basta mandar aplicar e terá uma nova imagem de fundo em seu desktop. Novamente escolhí uma imagem que combinava com minha distribuição, também obtida no site KDE-Look.org.

Com isso encerramos este passo-a-passo. Aguardo os comentários de vocês e espero que tenham gostado. Até a próxima!

Comentários

Anônimo disse…
pow, ja consegui instalar tudo certinho, só falta esse botão ai do slackware, que eu nao acho... na onde vc conseguiu?
abraz, belo artigo.
Marcelo Ramalho disse…
Ola amigo, obrigado, quanto ao ícone eu criei pelo Gimp através de print-screen de telas com o Slack e add depois, vlw

Postagens mais visitadas