Escolas britânicas dizem não a Vista e Office
geek.com.br 22/01/2008 09:01
A agência que controla a tecnologia educacional no Reino Unido aconselhou que as escolas do país mantenham o sistema operacional Windows Vista, da Microsoft, e seu software Office 2007 longe das salas de aula e secretarias.
"Atualizar os sistemas de tecnologia da informação e comunicação para o Microsoft Vista ou Office 2007 não é recomendado", declarou a Agência Britânica de Tecnologia e Comunicação Educacional (BECTA, na sigla em inglês), em um estudo distribuído esta semana, de acordo com o site da Information Week.
A entidade ainda reiterou suas dúvidas a respeito do modelo de licenciamento da Microsoft, rejeitando a política do formato do documento do fornecedor, e disse que escolas e pais devem estar totalmente conscientes sobre os produtos do tipo "gratuitos para usar", ressaltou o site britânico Register.
Entre as recomendações do estudo, o Tech.Blorge destacou a que pede que a Microsoft aprimore o suporte ao formato ODF, a fim de auxiliar a interoperabilidade, em vez de continuar forçando um uso do formato OOXML.
O estudo completo, em inglês, pode ser acessado aqui.
Em outubro do ano passado, a BECTA levou a Microsoft à Câmara de Livre Comércio britânica (OFT, na sigla original em inglês) por suas preocupações com a natureza "tudo ou nada" do contrato original oferecido pela companhia de Bill Gates, no qual as instituições de ensino têm de pagar taxas de licenciamento até mesmo para máquinas que não rodem produtos da Microsoft.
Comentários