Ars Technica analisa o KDE rodando em Windows e Mac OS X

br-linux.org - 25/01/2008

Transformar um projeto grande como o KDE em um sistema com mais características de cross-platform, suportando ativamente o Windows e o Mac OS X, além das plataformas Unix-Like de sempre, deve ter dado bastante trabalho. E o artigo do Ars analisa como isto ocorreu, em que pé está, e para onde vai.

Detalhes interessantes do processo, como a diferença que fez (para a portabilidade) trocar o venerável Autotools pelo Cmake, e as vantagens que o Qt oferece nestas condições, podem ser interessantes para quem pensa em projetar sistemas multi-plataforma.

O artigo relata também a experiência de instalar e rodar componentes diversos do KDE no Windows hoje, com versões disponibilizadas pelos desenvolvedores - como o editor Kate da tela reproduzida acima, ou o Konqueror, o Dolphin ou o KMahjongg.

Desenvolvedores do KDE citados no artigo defendem que disponibilizar as aplicações do KDE em outras plataformas leva mais liberdade de código e escolhas aos seus usuários, os habilita a adotar padrões abertos e pode facilitar a adaptação em uma migração para o software livre.

Saiba mais (arstechnica.com).

Input/Output:

Download da versão for Windows

There are sometimes mingw and msvc versions, be careful which you choose.

Download all 'bin' and 'lib' packages with kdewin-installer for the build process, set CMAKE_INCLUDE_PATH and CMAKE_LIBRARY_PATH for cmake. The Installer will put all files into the installation directory you can choose on the settings page. CMAKE_INCLUDE_PATH and CMAKE_LIBRARY_PATH should point to the include and lib subdirectories of your installation path respectively. There are some additional libraries you have to build yourself to use extended features in some apps.

Comentários

Postagens mais visitadas