Stallman fala sobre GNOME, Miguel de Icaza, Mono, OOXML e mais

br-linux.org -

Artigo do ITWire com diversas respostas de Richard Stallman, criador do GCC e do Emacs, sobre a relação entre o GNOME e o GNU (o GNOME é parte do projeto GNU, mas não segue suas políticas na forma como um pacote GNU normal faz, segundo ele) e entre FSF e GNOME (não são conectados, e os desenvolvedores do GNOME o ouvem apenas um pouco, segundo ele).

Sobre o relacionamento entre GNOME e o OOXML da Microsoft, Stallman não fez críticas, e negou que o projeto tenha se tornado o defensor do formato que a Microsoft vem tentando transformar em padrão internacional. Mas ele informa que o OOXML vem sendo implementado em determinados aplicativos do GNOME, e que não estava ciente de que nem mesmo o Microsoft Office implementa o formato na maneira como foi submetido à ISO, e que vem sendo implementada pelo GNOME. Ele também disse que desejaria que o Abiword e o GNUmeric implementassem o ODF, ao ser questionado sobre a razão pela qual não implementam. Ele está à disposição para encaminhar aos desenvolvedores uma solicitação neste sentido.

Quando questionado sobre a atitude do projeto KDE, que veio a público esclarecer seu posicionamento (que Stallman classificou como uma rejeição) em relação ao MS OOXML, afirmando que seu formato padrão é o ODF, já aprovado pela ISO, e se a FSF reconheceria o fato de forma pública, caracterizando o KDE como um projeto que reúne os requisitos do software livre, Stallman afirmou que isto seria algo bastante drástico.

Sobre o Mono e o Moonlight (implementações alternativas do .Net e Silverlight, da Microsoft), Stallman foi cauteloso. Para ele, desenvolver e usar os 2 softwares é ok, mas é preciso ter precaução ao depender deles, devido à ameaça de patentes da Microsoft.

O artigo termina com uma frase sobre Miguel de Icaza, fundador do GNOME e do Mono: "Eu não gosto do que Miguel diz, nem do que faz".

Saiba mais (itwire.com).

Comentários

Postagens mais visitadas