As novidades do Fedora 8

Popup da impressora reconhecida, wizard do firewall e codeina do totem

Lançado recentemente, o Fedora 8 volta ao ciclo de desenvolvimento de 6 meses.

Esta versão vem com o visual renovado. A nova artwork chama-se Infinity e inclui imagens novas desde a instalação até o desktop. Mas as novidades não param por aí. Com a última versão estável do kernel do Linux (2.6.23), a distribuição incorporou o HAL (Hardware Abstraction Layer) com a implementação do quirks, software que identifica teclados multimídia e resolve problemas anteriores em colocar o hardware nos modos de espera e hibernação (ou pelo menos deveria).

Analisei alguns aspectos rodando a versão LiveCD Gnome no meu notebook Presario V2000 e cheguei a seguinte lista:

Aplicativos que valem a pena

- O Network manager identificou minha placa de rede sem fio (Broadcom) e o aplicativo nm-applet é uma mão na roda para conectar em redes Wi-Fi.

- Disk Usage Analyzer é um aplicativo interessante. Ele monta um gráfico concêntrico dos diretórios do sistema de arquivos. É uma forma interessante de manter o controle e estudar como estão organizados os arquivos, inclusive vendo rapidamente qual sub-diretório tem o arquivo maior.

- O aplicativo F-Spot Photo Manager é ótimo para organizar as fotos. Ele tem uma linha do tempo de fácil navegação e grupos para organização das fotos.

- O aplicativo Power Statistics mostra gráficos da energia do notebook, como o histórico do tempo estimado desde a desconexão da força. Acompanhando o gráfico perfil de tempo de descarregamento, você pode ter uma idéia de como anda a carga da bateria.

- O Software updater, que atualiza o sistema operacional, iniciou automaticamente.

- System log mostra o conteúdo de arquivos padrão do Linux, como o /var/log/messages, separados por dias. Basta clicar num dia e ele exibe o conteúdo.

- No Logical Volume Management, apesar de faltarem recursos para administrar os LVMs, a interface gráfica tem funções genéricas e o visual ajuda a entender como é a divisão em partição física e lógica.

- O fundo de tela muda de acordo com a hora. Apesar de ser um recurso simples, essa é a primeira distribuição a inclui-lo na configuração padrão.

Aplicativos que deixam a desejar

- O aplicativo GParted não reconheceu a particao com LVM. Ao invés disso, apareceu unknown.

- O modo de hibernação levou meu notebook a ficar com uma baita tela branca bem brilhante. Ele não voltou a funcionar como esperado.

- O Desktop Effects não funcionou com minha placa de vídeo (Uma ATI Xpress 200M). Vale ressaltar que esta funcionalidade não é habilitada por default.

- Database Access Properties trava e fecha quando adiciono um datasource novo.

Fiz também um teste de conectividade e multimídia num desktop comum, plugando diversos dispositivos USB e uma impressora Epson C110. Para a felicidade geral, funcionaram na primeira tentativa. Conseguimos imprimir uma página de teste com poucos cliques. Com filmes e músicas em formatos proprietários, o funcionamento dos codecs é inusitado, porém correto. Integrado ao player totem está o aplicativo codeina, que leva o usuário ao site Fluendo para comprar os codecs. Nada mais justo para uma distribuição que respeita as licenças. Se você quer codecs de graça experimente áudio no formato ogg e vídeo Xvid, ambos formatos livres.

Para testar você deve escolher no site oficial qual é a versão desejada. O Fedora está em quarto lugar no ranking das distribuições do site Distrowatch. Então vale experimentar.

Postado por - Luiz Henrique dos Santos Cruz - 20/11/2007 - http://info.abril.com.br/blog/luizcruz/20071120_listar.shtml

Comentários

Postagens mais visitadas