Android é maior que Gphone, diz Google
GPhone
iPhone
Terça-feira, 06 de novembro de 2007 - 10h01
SÃO PAULO - Google consola quem esperava um Gphone e promete mais novidades em uma semana.
Em blog, o diretor de plataformas móveis do Google, Andy Rubin, explica que o desenvolvimento da plataforma Android “é algo muito mais ambicioso do que lançar um aparelho com a marca Google”.
Segundo Rubin, o Android permitirá acelerar a inovação em celulares de modo muito mais agressivo do que o surgimento de um único produto poderia fazer.
Numa referência velada ao iPhone, Rubin lembra que a plataforma Android será toda em código-aberto, o que “nos livra das limitações do código proprietário e torna a tecnologia muito mais fácil de ser popularizada”, diz.
Esta semana, o Google anunciou acordos com 34 empresas fabricantes de dispositivos móveis e operadoras de redes móveis. Fazem parte da Open Handset Alliance gigantes como Motorola, Qualcomm, HTC e T-Mobile.
O Android é um novo sistema operacional em código-aberto acompanhado de aplicativos do Google para e-mail, buscas, mapas e outros serviços ainda não revelados. Em uma semana, o Google promete liberar um Studio Developer Kit, um ambiente de desenvolvimento para aplicativos rodarem no Android.
“Isto permitirá que apareçam aplicativos e novos recursos para celulares que hoje nem podemos imaginar. Acredito que isto poderá criar uma nova maneira das pessoas usarem seus celulares”, escreveu Rubin.
Comentários