Microsoft não muda más práticas, dizem rivais
Info.Abril.com.br
PLANTÃO INFO / 09/2007 / ebusiness
Sexta-feira, 14 de setembro de 2007 - 12h32
SEATTLE - A decisão européia em um processo antitruste contra a Microsoft, na semana que vem deriva do comportamento da companhia no passado.
Mas os concorrentes dizem que atual estratégia da gigante do software é um sinal de que a história está se repetindo.
A Microsoft vai ser informada na segunda-feira sobre o veredicto da Corte Européia de Primeira Instância sobre o pedido de apelação de uma decisão da Comissão Européia que considerou que a empresa abusou de seu domínio de mercado.
A decisão é a mais recente em uma década de processos antitruste contra a companhia e surge dois meses antes do encerramento da maioria dos elementos do acordo que pôs fim a um histórico processo norte-americano contra a empresa, cinco anos atrás.
O acordo, nos termos do qual a Microsoft vem operando desde então, regulamenta o relacionamento entre a empresa e fabricantes de computadores, a forma pela qual seu software funciona em diversas categorias de produto e medidas de fiscalização para garantir que ela não retome práticas passadas.
Porém, um novo elenco de concorrentes, que procuram maneiras de usar a Internet para romper o domínio da Microsoft sobre os computadores, afirma que as penalidades impostas pelo processo antitruste foram ineficientes e não alteraram as práticas da empresa.
"Isso não é uma revelação. Eles são conhecidos em termos de práticas de negócios, éticas e abordagem no setor", disse Marc Benioff, presidente-executivo da Salesforce.com, que desenvolve programas que podem ser usados pela Internet.
"Se pudesse, a Microsoft impediria toda inovação", afirmou o executivo. Essa é uma crítica que a empresa vem recebendo há muito tempo.
Uma década atrás as rivais eram a Netscape, criadora de um dos primeiros programas de navegação pela Internet, e a Sun Microsystems, inventora da linguagem de programação Java que serve como uma das principais alternativas de programação às ferramentas da Microsoft.
Agora, os concorrentes são grupos como o Google, líder entre os serviços de buscas na Web, a Adobe, que produz software gráfico e de webdesign, e a Salesforce.com, que deseja derrubar o domínio da Microsoft sobre os computadores por meio da oferta de software como um serviço via Web.
Comentários