Mentalidade Linux num corpinho de XP, será que vale à pena?
Antes de prosseguir com o post, vamos ver algumas distribuições com cara de XP.
Este é o Famelix, chega a ser assustador hehe.
Este é o Linux XP,
Customizações como esta, podem gerar a idéia, principalmente no usuário leigo, de que Linux e Windows é tudo a mesma coisa. Imagine só, uma pessoa pode chegar na outra e dizer "Uso Linux no trabalho e não vejo diferença alguma pro Windows", ou seja, você acabou de desmotivar alguém a usar Linux e ajudou a espalhar uma lenda de que Linux e Wndows é tudo igual (muitas vezes já ouvi isso dos meus próprios colegas de faculdade).
Por outro lado, para uma empresa que tenha implantado Software Livre em seu ambiente de trabalho, os custos com um possível treinamento seriam baixos, considerando o fato de que a maioria dos seu empregados utiliza um sistema com a mesma "face" em suas casas.
Os mais velhos sempre dizem que o mundo é controverso, e é verdade, pois se pensarmos nas distribuições mais utilizadas no mundo (Suse, Red Hat, Ubuntu, Fedora Core....), nenhuma se parece nem um pouco com o Windows XP (e nem tenta parecer), e nem precisamos ir tão longe assim para ter um bom exemplo, aqui mesmo no Brasil, o Kurumin e o Ubuntu, além de serem diferentes entre si (na aparência), não se parecem com o Windows.
Pessoalmente, não sou a favor deste tipo de customização de interface como atrativo de usuários, pois acredito que a pessoa deve saber usar o computador e não a interface, conhecer os componentes da interface (menus, botões ....), e não se tornar escravos do iniciar>programas. Afinal o painel de um Gol é diferente do painel de um Celta e mesmo assim, qualquer um que tenha carteira de motorista dirige os dois sem problema.
Agora, passo a bola pra você, caro (e raro) leitor, afinal, aprovas ou não este tipo de método?
Comentários