Google News se torna um jornal online
Depois de ter problemas ao ser acusada pela Associated Press de oferecer conteúdo de agências de notícia sem os devidos créditos, a Google acaba de anunciar um acordo de paz com as editoras. Inicialmente, o serviço Google News está hospedando em seu próprio site material produzido pela Associated Press e outras três agências.
"Como a Associated Press, Agence France-Presse, U.K. Press Association e a Canadian Press não têm um site aberto ao público no qual elas publiquem o seu conteúdo, elas não recebiam o tráfego que o Google News direciona para outras editoras. Como resultado, estamos hospedando essas notícias no Google News", explicou no blog do serviço o gerente de produto do Google News, Josh Cohen.
E a idéia é que mais agências de notícias sigam o mesmo caminho, mudando bastante a forma como o serviço da Google apresenta o conteúdo jornalístico. "Em vez de 20 artigos diferentes (mas que de fato usam o mesmo conteúdo), iremos mostrar o original definitivo, dando crédito ao jornalista", ressaltou Cohen. "É claro que se você quiser ver todas as cópias em outros sites de editoras, com análise e opiniões, eles estarão disponíveis em um clique", completou.
De acordo com o The Inquirer, a novidade, no entanto, já está ocasionando temor de redução no tráfego gerado para os sites de jornais, rádio e TV.
Comentários