Dell inicia venda de PCs com Linux na Europa
A Dell, fabricante de PCs, anunciou a disponibilidade de computadores com Ubuntu em países europeus. Além disso, um executivo da Dell já havia anunciado na conferência LinuxWorld que a empresa pretende oferecer à China alguns modelos de notebooks equipados com o SUSE Linux Enterprise Desktop 10, desenvolvido pela Novell.
O anúncio foi feito no site de vendas diretas ao consumidor da Dell, o Direct2Dell.com. Segundo o comunicado, os consumidores têm à disposição o notebook Inspiron 6400 e o micro de mesa Inspiron 530N já com o Ubuntu 7.04 instalado de fábrica.
Os próprios clientes da Dell pediram à empresa, no site de sugestões IdeaStorm.com, a extensão da oferta de micros com Linux à Europa. Esse parece ser, aliás, um desejo do mundo todo, conforme comentado pelo site australiano IT Wire. Originalmente, os computadores Dell com Linux só poderiam ser encomendados nos Estados Unidos.
Segundo o site francês vnunet.fr, o laptop Inspiron 6400n dispõe de uma tela de 15,4 polegadas, processador Intel Celeron 1,6 GHz, 512 MB de memoria DDR2 e um disco rígido SATA de 60 GB. Seu preço proposto é de 499 euros, quase 100 euros mais barato do que o mesmo laptop com Windows Vista.
Já o micro de mesa Inspiron 530n é um Pentium E2140 rodando a 1,60 GHz, com 512 MB de RAM DDR2, disco rígido SATA de 160 GB e uma surpresa: monitor LCD de 19 polegadas. Seu preço é de 529 euros. O mesmo micro com Windows Vista sai por 449 euros, mas vem sem monitor.
A configuração, segundo o vnunet.fr, é espartana mas atende perfeitamente às exigências computacionais do Linux, muito mais modestas do que as do Windows Vista.
Comentários