Com novo reajuste, primeiros modelos do "laptop de US$ 100" custarão US$ 188




Por IDG News Service/Cingapura
Publicada em 17 de setembro de 2007 às 10h02
Atualizada em 17 de setembro de 2007 às 11h47

Cingapura - Em novo reajuste de preço, motivado por aumento em componentes como silício, laptop XO sairá por quase o dobro dos 100 dólares iniciais.

A organização One Laptop Per Child (OLPC) aumentou o preço do seu laptop XO para 188 dólares, de acordo com notícia publicada pela Associated Press.

O porta-voz da OLPC, Geroge Snell, confirmou a mudança de preço na sexta-feira (14/09), afirmou a reportagem. Snell culpou "flutuações de câmbio" para relatar a mudança de preço e o aumento de materiais como níquel e silício.

Executivos da OLPC, nos Estados Unidos, não estavam disponíveis imediatamente para comentar.

Mais sobre o laptos educacionais:
> Conheça o laptop de 100 dólares
> Teste com o concorrente Classmate, da Intel
> Negroponte entrega laptop para Lula

Em menos de três anos de projeto, o notebook educacional já sofreu seguidos aumentos de preço. Originalmente planejado para ser distribuído por 100 dólares, o que lhe conferiu o apelido de "notebook de 100 dólares", o XO teve seu preço reajustado para 175 dólares em abril.

O aumento de preço aparece em um momento crítico para a OLPC. O laptop XO passou por quatro estágios de protótipo, e o design chegou à sua suposta versão final há semanas.

Em agosto, a Quanta Computer completou a fabricação das 300 primeiras unidades para testar o processo de fabricação, o passo final antes da produção em massa que começaria em outubro.

Com o aumento, o preço inicial do XO será quase o dobro do proposto por Nicholas Negroponte quando o projeto foi apresentado no final de 2005. Segundo Negroponte, a escala industrial atingida pela produção em massa derrubaria o preço do portátil para os 100 dólares prometidos em cinco anos.

Comentários

Postagens mais visitadas