Absolvição de Renan Calheiros promove reação de internautas no Google



http://idgnow.uol.com.br/ - Por Redação, do IDG Now!
Publicada em 14 de setembro de 2007 às 19h55

São Paulo - Busca por "vergonha nacional" no Google traz como primeiro resultado site do Senado Federal graças a movimento premeditado da blogosfera.

Dois dias após a absolvição do senador Renan Calheiros (PMDB/AL) do processo por quebra de decoro parlamentar, a blogosfera brasileira se manifestou por meio da lista de resultados do Google.

Desde a noite da quinta-feira (13/09), a busca pela expressão "vergonha nacional" no Google traz, como primeiro resultado da lista, o endereço do Senado Federal.

O resultado foi manipulado deliberadamente por uma campanha de blogs brasileiros por uma técnica chamada de "Google bomb", iniciada no mesmo dia em que Calheiros foi absolvido.

O algoritmo que controla os resultados do Google, chamado de PageRank, lista os resultados, entre outras razões, conforme descrições que sites e blogs fazem sobre o link.

Como muitos blogs publicaram a expressão "vergonha nacional" apontando para o endereço do Senado, o PageRank considerou o site do órgão como o resultado mais expressivo para a busca da frase e o colocou na primeira posição.

Não é a primeira "Google bomb" envolvendo a política brasileira. A busca pela expressão "o maior mentiroso do Brasil" resulta no verbete do presidente Lula na Wikipedia.

Na ocasião, o presidente do Google no Brasil, Alexandre Hohagen, afirmou que há casos em que "hackers experts podem fazer uma indexação na página e apresentar este resultado" e que o buscador eliminaria o resultado em breve.

A "Google bomb", no entanto, continua ativa, assim como outro caso político.

Caso o usuário busque por "político honesto" na página do Google e escolha a opção "Estou com sorte", o buscador reproduz um site que, imitando a página apresentada pelo navegador quando o link não é carregado, afirma que "o político honesto não pode ser encontrado".

Comentários

Postagens mais visitadas