Saiba quais componentes do seu notebook você pode atualizar
Por Lygia de Luca, repórter do IDG Now!
Publicada em 31 de agosto de 2007 às 07h00
Atualizada em 31 de agosto de 2007 às 11h05
São Paulo - Usuários que desejam fazer um upgrade da memória, disco rígido ou processador devem observar compatibilidade do equipamento.
Reportagem feita a partir de dúvida de leitor; saiba mais
A cada dez computadores vendidos em 2007, dois serão notebooks, segundo a Associação Brasileira da Elétrica e Eletrônica (Abinee). No primeiro semestre do ano, a venda deste equipamento cresceu 146% sobre o mesmo período de 2006.Diferente dos desktops, estes PCs têm alguns fatores que complicam a decisão de fazer um upgrade quando o usuário sente necessidade de atualizar alguns componentes de seu equipamento.
“Uma vez que o notebook é diferente na forma como é constituído, a atenção do usuário tem que redobrar”, alerta o gerente de Produto de Mobilidade para América Latina da Intel, Marcelo Gonçalves.
Leia também:
>O que você deve saber para comprar um notebook
> Saiba como a placa-mãe é produzida
De um modo geral, a possibilidade de upgrade está ligada ao chipset (grupo de chips integrados que trabalham juntos na placa-mãe) do notebook, que vai definir o que é possível atualizar ou não.
Os itens mais comuns no upgrade são a memória, o disco rígido e o processador - sendo este último o mais complicado.
Ao comprar um notebook, a primeira pergunta a ser feita é “se o fabricante vai suportar upgrades”, aconselha Gonçalves. “Em caso positivo, pergunte por quanto tempo ele permite atualizar os componentes”, completa.
O gerente acrescenta que “qualquer modificação feita no notebook vai estar diretamente ligada às condições de garantia do fabricante e às limitações de suporte do hardware.”
Comentários