Slackware Linux: 18 anos!

Fonte: http://br-linux.org/





Enviado por Guilherme Esmeraldo (gamaiaΘgmail·com):
“Slackware Linux, a distro mais antiga em atuação, atingiu sua maioridade. São 18 anos de vida. Para aqueles que não a conhecem e os que apenas ouviram falar, seguem algumas curiosidades:
- Surgiu em 1993, foi baseada em uma distro chamada SLS;
- Foi a distribuição mais popular de todas, devido a ser a primeira a vir com um instalador. Antes do “Slack”, para ter linux instalado tinha que ser hacker: montar a sistema passo-a-passo no disco. Se não fosse isso, talvez não tivéssemos as outras distros, debian/ubuntu, redhat, etc. e nem mesmo o Br-Linux.org :P
- SUSE Linux foi originalmente baseado no Slack. Despois de uma tempo, e algumas versões, incorporou o formato de pacotes .rpm.
- Pulou da versão 4.0 para 7.0 para mostrar às outras distribuições que era atualizada, visto que as outras, na mesma época, estavam em numerações superiores a 4.
- Em 2005, removeu o ambiente gráfico GNOME de seus discos de instalação, ficando o suporte por conta da comunidade. Justificou que o esforço para manter o GNOME na distro não valia a pena.
- Somente a partir da versão 10.2 (2008) passou a contar com uma ferramenta de instalação/upgrades de pacotes (programas/bibliotecas) através de repositórios on-line. O desenvolver é um brasileiro, conhecido como Piter Punk.
- O projeto sofreu uma grande turbulência em 2004. Seu criador, Patrick Volkerding, esteve bem doente (infecção bacteriológica) e quase bateu as botas. O projeto Slackware ficou parado… e a comunidade preocupada. Mas, ele se recuperou e voltou com força total. Hoje conta com vários mantenedores espalhados pelo mundo. Ah, o criador faz sua própria cerveja! Meu ídolo!
- Difere das outra distros principalmente por manter a filosofia KISS (Keep It Simple, Stupid), algo como mantenha isto simples, estúpido! Desde a sua criação, até os dias de hoje a distro mudou pouco. Naturalmente, é atualizada para suportar novos recursos, mas em termos de ferramentas de configuração/automatização de tarefas, continua a mesma: o usuário é quem deve trabalhar.
- A versão mais nova, a 13.37, tem essa numeração por ter grafia semelhante com a palavra “leet”. =D
- Ninguém sabe datar o tempo que uma versão recebe atualizações. Reza a lenda que ainda estão saindo atualizações para a versão 8.1, de 2002 (quase 10 anos de atualizações O_O);
Bom, srs. É isso! Se não conheciam, agora conhecem um pouco. Vale à pena testar e usar. Mas lembre-se: KISS! (arregaçar a mangas e configurar no braço o sistema!).” []
Esta nota foi publicada por Augusto Campos em 19/07/2011 às 2:00 pm

Comentários

Postagens mais visitadas