Só i686 e superiores: Ubuntu 10.10 vai deixar de lado os processadores i586

Fonte: http://br-linux.org/2010/so-i686-e-superiores-ubuntu-10-10-vai-deixar-de-lado-os-processadores-i586/


Se voce usa Ubuntu em um PC com processador anterior à arquitetura i686 (lançada pela Intel em 1995), atenção: segundo noticiam várias fontes pela web afora (a partir deste sumário, aparentemente), o Ubuntu 10.10 talvez vá deixar de suportá-lo, para melhor oferecer as otimizações disponíveis nas arquiteturas mais recentes.



Pentium Pro, Pentium II e sucessores estão a salvo. Alguns modelos comuns (relativamente, claro, já que se trata de arquiteturas nem tão recentes) que ficam de fora incluem vários Pentiums (com clock de 300 MHz ou inferior) e, segundo o Barrapunto, também os K6, por uma questão de compiladores.
Como usuário no desktop, certamente prefiro a otimização para computadores lançados há menos de 10 anos do que o suporte continuado a arquiteturas anteriores, considerando que há outras opções que continuarão atendendo bem às necessidades modestas daquele Pentium MMX 166 ali do canto.
Segue texto do NoticiasLinux:
A próxima versão do Ubuntu vai ser compilada para processadores i686 (Pentium Pro, Pentium II e seguintes), portanto não funcionará com processadores com arquiteturas anteriores. Isto trará melhoras no desempenho do sistema, apesar de haverem problemas de compatibilidade que afetarão certos NetBooks, terminais “burros” e sistemas de baixo consumo com processadores como o Geode LX, que ainda que tenham aparecido bem depois dos Pentium II, só são compatíveis com i586. (via noticiaslinux.com.br).

Comentários

Postagens mais visitadas