Entenda por que o Mandriva continua atraente


Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/blogs/zonalivre/distribuicoes/entenda-por-que-o-mandriva-continua-atraente/

por Luiz Cruz

Segundo o Distrowatch, que avalia as distribuições Linux, o Mandriva ocupa a quinta posição entre as distribuições mais populares. Vale a pena testá-lo. O motivo é muito simples: a última versão traz um visual bem caprichado. Até me arrisco a afirmar que é uma interface mais atraente que a do já tradicional Ubuntu.


Para quem não conhece a empresa, a Mandriva nasceu da aquisição da brasileira Conectiva, em 2005, pela francesa Mandrake. Aliás, o Mandrake ficou conhecido no passado por ser uma versão mais atraente em relação ao espartano Slackware. Atualmente, existem quatro versões disponíveis:

Free – Totalmente livre. Respeitando todas as licenças.

One – Vem com alguns codecs de vídeo (proibidos em alguns países), drivers proprietários de placas de vídeo e Adobe Flash instalado.

Pack – Versão com todos os recursos possíveis e alguns extras (Opera, Skype, VMWare, Fluendo codecs etc). Um dos grandes diferenciais é o suporte online.

Flash – Distribuição customizada para rodar em um pendrive. O comprador obviamente leva um pendrive (Ainda não disponível, apesar de anunciado).

Resolvi testar o One 2010 com o KDE 4.3, principalmente porque estou acostumado a utilizar a interface Gnome – mudar de paradigma é sempre bom. O KDE veio recheado de widgets bacanas. Entre os mais legais: monitor de recursos, anotações, dicionário em inglês e agregador de notícias. A última versão traz uma excelente central de controle para configuração do hardware, da inicialização e da segurança.

O suporte a rede melhorou sensivelmente. Em duas máquinas com chipsets Intel e Broadcom não tive nenhum problema.

Para ver mais telas do Mandriva, visite o Fórum INFO de Linux.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009 - 17:41

Comentários

Postagens mais visitadas