Tux3 inicializado pela primeira vez como sistema de arquivos raiz


FONTE: http://linuxmagazine.uol.com.br/

Daniel Philips e Hirofumi Ogawa, principais desenvolvedores do sistema de arquivos Tux3, conseguiram pela primeira vez a façanha de iniciar um sistema Linux utilizando o Tux3 como sistema de arquivos raiz, conforme mensagem enviada à lista de e-mails dos desenvolvedores do Kernel.

Philips ressalta que os créditos pela proeza são, em sua grande maioria, de Hirofumi Ogawa, que realizou a maior parte do trabalho de escrita do sistema de arquivos do lado do Kernel Linux.

Para tornar possível a inicialização do Linux a partir de uma partição formatada com o sistema de arquivos Tux3, os desenvolvedores copiaram um sistema de arquivos raiz já existente para uma partição em formato Tux3. Segundo Daniel Philips, após alguns ajustes, ele foi capaz de instalar novos programas via apt-get em sua partição Tux3, bem como iniciar com sucesso o KDE e participar de um chat do projeto via IRC. Até o momento do anúncio de sucesso na inicialização do sistema, o computador utilizado continuava funcionando sem problemas.

No dia 22/02/2009, o sistema de arquivos foi apresentado oficialmente à comunidade, durante a SCALE 7x, conferência especializada no desenvolvimento do Linux, realizada em Los Angeles. Uma cópia da apresentação realizada por Philips nessa conferência pode ser baixada aqui.

Apesar do sucesso, Daniel Philips está longe de recomendar o sistema de arquivos para uso em ambientes de produção, pois ele ainda não dispõe, por exemplo, de nenhum utilitário para recuperação de dados em caso de falha.

As próximas etapas no curso do projeto Tux3 são a implementação de modificações atômicas (atomic commits) e a disponibilização do sistema de arquivos para análise na lista de e-mails do Kernel. Durante o processo de análise, Philips e Ogawa pretendem introduzir um sistema de versões para criação de recursos específicos para o Tux3.


Comentários

Postagens mais visitadas