Linux deve ser adotado em maior escala graças à recessão

FONTE: http://www.geek.com.br/

Postado por Das Übergeek - em 17/03/2009 16:50
Blog: Notícias

Por Rodrigo Martin de Macedo

Uma pesquisa realizada pela IDC em fevereiro mostrou que a crise econômica mundial deve favorecer a adoção de distribuições Linux. O estudo revelou que 72% dos administradores de TI estão avaliando ou já se decidiram mudar por distribuições do sistema de código aberto, tanto em servidores como nas estações de trabalho.

Segundo o site CRN, o estudo foi comissionado pela Novell, responsável pela distribuição SUSE, e foi conduzido com base em entrevistas realizadas com 300 executivos de TI.

Dentre estes, 68% afirmou estar avaliando ou já ter optado pelo aumento da adoção Linux entre as máquinas desktop, sendo que para servidores, campo em que o sistema se destaca, o número sobe para 72%.

A escolha do Linux como alternativa válida para estações de trabalho, embora seja defendida por seus evangelizadores há anos, ainda não se deu em proporções expressivas. Esse interesse de 68% é, portanto, digno de destaque.

O estudo também mostrou que a recessão incentivou 40% dos entrevistados a criar rotinas de trabalho adicionais no Linux nos próximos dois anos, e 49% acredita que o Linux será sua plataforma primária de servidor até 2014.

A motivação principal para a mudança, noticiou o site iTWire, é econômica, com diminuição de custos de licenciamento e suporte. Ao mesmo tempo, a adoção é retraída por fatores como menor número de aplicações e baixa compatibilidade com ambientes Windows, sistema que domina o mercado hoje. Embora nem todos os fatores sejam verdadeiros ou, pelo menos, absolutos, essa é, ainda, a percepção dos executivos a respeito da plataforma livre.

A pesquisa realizada em fevereiro levou em consideração apenas organizações com mais de 100 funcionários com sede ou escritórios na Ásia, Europa e Américas, e mostrou que 55% das empresas possuíam servidores Linux em uso, 39% servidores com outros “sabores” de Unix e 97% servidores com Windows.

www.geek.com.br


Comentários

Postagens mais visitadas