Sombras e Efeitos legais no seu GNOME sem Compiz

FONTE: http://usuariofinal.wordpress.com/

Quem nunca viu um vídeo no Youtube mostrando como é um Linux? Acho que muita gente já viu, e se não viu vale a pena ver! O problema é que nem todo o Linux é daquele jeito gente. Temos uma infinidade de distros nacionais que mudam apenas o plano de fundo e temos várias distros levíssimas (inclusive muito boas) que não estão aptas a proporcionar efeitos que vemos naqueles vídeos.

Aquele show de fogos, de janelas molengas e de sombras e transparências são culpa do Compiz Fusion! Esse programa que pode ser comparado com o Aero do Windows (eu ainda acho ele melhor do que o Aero, mesmo com os bugs) ganhou fama no mundo Linux pela capacidade de fazer efeitos muito bons em seu desktop.

Mas tudo oque é bom tem seu preço e você deve pagar pelo desempenho, ainda mais se seu computador tiver entre 256 e 512 MB de memória RAM (sim, eles ainda exitem!). Mas se você é teimoso e está gritando “Eu quero, eu quero”, posso lhe oferecer uma opção mais viável que se chama Xcompmgr.

Com o Xcompmgr (eita nome mais complicado…) você poderá colocar sombra em suas janelas, efeitos de suavidade e ainda poder utilizar o Avant Window Navigator ou o Cairo Dock ou o gDesklets sem problemas. Ele é simples e muito funcional, mas não recomendo pra quem tem uma máquina de menos de 512 MB de memória RAM, porém eu testei o programa em uma CPU de 256 MB e funcionou legal.

Para instalar no seu Fedora, digite no Terminal:

# yum install xcompmgr

Após isso, ative o Xcompmgr dessa maneira no Terminal:

$ xcompmgr -cCfF &

Para que ele funcione toda a vez que você ligar seu Fedora, vá no menu do GNOME e clique em Sistema > Preferências > Pessoal > Sessões e adicione o comando acima à lista.

Para instalar no seu Ubuntu, digite no Terminal:

# apt-get install xcompmgr

Ative a aplicação no Terminal:

$ xcompmgr

Para que ele funcione toda a vez que você ligar seu Ubuntu, vá no menu do GNOME e clique em Sistema > Preferências > Pessoal > Sessões e adicione o comando acima.

Muito simples não é? Com o Xcompmgr você consegue sombras e efeitos suaves muito legais, mas cuidado com o desempenho. No meu Fedora, o resultado foi esse (desculpem pelo simplismo):

meu-desktop

Tudo isso com apenas 256 MB de memória RAM!

Update: caso você tenha um desktop maneiro para mostrar, mande o link da imagem em um comentário! Que tal um concurso de deskmod com GNOME e KDE? Ein, ein?

Posted by Wyliam Vassoler

Comentários

Postagens mais visitadas