Dicas para um bom sysadmin


FONTE: http://www.guravehaato.info/

(obs: esses textos deveriam ter ficado prontos na sexta-feira, 27/07, dia do Administrador de Sistemas, mas tendo em vista vários problemas, acabei transformando tudo num texto em série, para comemorar o 1º aninho de vida do blog.)

OK. Todos que acompanham esse blog, ou todos que possuem um mínimo de experiência como Administrador de Sistemas / Suporte / Analista de redes em uma empresa pequena / média, sabe como a vida pode ser difícil, com usuários sem-noção, chefes mais sem-noção ainda, e a visão geral de que você é o salvador da pátria, porque… bom, você é o cara da informática, certo? É sua obrigação resolver os problemas que os outros criam!

Isso acontece porque não ‘produzimos’ nada (a não ser que a empresa seja diretamente voltada para tecnologia). Vejam: o setor de desenvolvimento cria novos produtos, a área de produção produz, a área comercial vende, e o setor financeiro paga as contas e recebe os pagamentos pelos produtos vendidos. A informática entra como um ‘prestador de serviços interno’, auxiliando os outros setores com as tarefas do dia-a-dia (e, pra quem acha que estou viajando: isso meu foi dito por um consultor, na época da implantação do sistema ISO).Soma-se a toda essa tarefa de ’suporte’ a necessidade de aguentar usuários, e não é toa que muitos sysadmin são tão estressados. Basta ver a quantidade de pessoas que acabam reconhecendo situações parecidas nas histórias que eu conto por aqui. Todos concordam que a situação é ruim.

Só que dá pra melhorar. Eu consegui, seguindo uma série de medidas (algumas não muito populares entre os usuários…) manter-me clinicamente são em um ambiente onde, numa empresa com mais de 60 funcionários, eu seja o único responsável pela área de informática (agora, como exercício de imaginação, tentem conceber como as coisas eram ANTES dessas medidas….).

O que estarei publicando nos próximos dias, até o dia 07/08/2007, é uma série de dicas e idéias que acabei acumulando nesses meus anos de experiência. Não são fórmulas prontas, nem regras totalmente definidas, mas sim coisas que tentei, e deram certo, garantindo que eu conseguisse um mínimo de conforto numa área que, há menos de cinco anos, era menos importante que a tia do café.

Percebam que isso não necessariamente significa que as idéias funcionaram por aqui. Mesmo que uma medida seja boa, e faça todo o sentido, a cultura da empresa ou a falta de traquejo social do sysadmin pode arruinar tudo. Acreditem, EU SEI disso.

Preparados? Vamos lá!

1º passo: Conheça teus usuários, assim como a ti mesmo

Shun Tzu, no livro a Arte da Guerra, mandou a principal dica para qualquer situação (transcrição totalmente livre): conhece teus inimigos, assim como a você mesmo. Se conhece apenas a força do seu exército, e não a do seu inimigo (ou vice-versa) , garanto-lhe mais derrotas do que vitórias. Se conhece tanto seu exército quanto o exército inimigo, garanto-lhe a maioria das vitórias. Agora, se não conhece nem a força do seu exército, tampouco a do exército inimigo, garanto-lhe uma enrabada histórica.

Perceba que ‘conhecer o usuário’ não significa tornar-se o melhor amigo dele, mas sim quais os pontos fortes e fracos dele. Nenhuma, veja bem, nenhuma técnica, estratégia, dica ou idéia, por mais interessante que seja, vai funcionar se você não souber com quem está lidando. Não adianta convencer o seu chefe a implantar um sistema de controle de projetos super legal, se ele está todo em inglês, e seus usuários mal entendem o português.

Se você é novo na empresa, e já entrou com a missão de reformar a área de informática, perca algumas horas, ou até mesmo dias, junto aos usuários. Veja como eles trabalham, veja quais são seus níveis de conhecimento. Entenda como eles vêem a área de informática. E só então defina as estratégias e metas para o setor.

Se você já está na empresa a algum tempo, comece a trabalhar essa idéia de conhecer seus usuários. Quais dão mais trabalho? Quais se consideram hackers simplesmente porque leêm o caderno de tecnologia do Estadão? Quais são os completos idiotas que deveriam ser esterelizados?

Da mesma forma, aprenda como eles encaram o setor de informática (não VOCÊ, o setor). Muitas vezes, por motivos diversos, as pessoas acabam vendo toda a informática como algo negativo, e isso impacta na maneira como eles enxergam o setor e seu trabalho. Conhecendo as pessoas, fica fácil definir como trabalhar com elas. Aquele senhor que vive exigindo soluções rápidas para problemas complexos pode achar que você fica o dia inteiro sem fazer nada. Aquela menina que vive te pedindo favores pode simplemente não ter experiência alguma com informática, mas foi colocada na função mesmo assim. Aquela outra menina que vive te pedindo para montar planilhas complexas pode estar usando isso para subir na empresa, dizendo que todo o trabalho de criação foi dela. E aquela gata que acha sysdamins sexies não existe, esquece.

Da mesma forma, conheça quais os seus pontos fracos e os da sua (possível) equipe. Avalie, dentro daquele grupo que você irá supervisionar, se há pessoas trabalhando com informática apenas porque dá dinheiro, ou porque o papai mandou, e trate de eliminá-las. Pessoas assim não evoluem, aprendem a mexer no Windows 3.1 e acham que já sabem o necessário. E informática é uma das poucas profissões onde a evolução tem que fazer parte do dia-a-dia do profissional.

Da mesma forma, veja aqueles que possam estar tendo as capacidades sub-utilizadas. Já vi muitos casos onde um webdesigner acabou trabalhando como programador, já que ‘é tudo informática’ na visão da empresa. Reaoloque pessoas.

Treine-as. E, principalmente, treine você mesmo. Saiba quais suas principais falhas em termos de conhecimento, e estude, melhore. Admita que você não sabe tudo, seja humilde. Muitas vezes, um usuário reclamando de um problema no sistema pode ser o sinal de um bug sério, e não apenas burrice dele. Se você não consegue enxergar que todos os programas que você desenvolveu / implantou podem ser melhorados, então há algo muito errado. E não há nada pior do que um profissional de TI que chama seus usuários de burros, mas não sabe gerar um gráfico numa planilha (juro, já vi isso…)

Da mesma forma, jamais, JAMAIS, minta sobre as suas capacidades. Não estufe o peito dizendo que você consegue instalar e configurar um servidor proxy em menos de duas horas, se você não sabe executar um mero sudo mcedit /var/log/messages e interpretar o que está escrito lá. Ter que voltar depois para explicar pro chefe porque as duas horas viraram duas semanas NÃO vai fazer seu trabalho ser mais simples….

Em resumo, entenda: Conhecer seus usuários vai possibilitar que você seja mais pró-ativo. Conhecer a si mesmo vai garantir que você passe uma imagem de profissionalismo raramente associada a profissionais de informática.

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