OpenOffice dá suporte a múltiplos formatos

FONTE: http://diariodonordeste.globo.com/

Clique para Ampliar

O OpenOffice.org é composto por seis programas, dentre eles o Writer (editor de texto), Calc (planilhas), Impress (apresentações) e o Draw (desenho vetorial) (Foto: Divulgação)

Conheça as novidades do novo pacote de programas gratuitos para escritório que é o maior rival do Microsoft Office

O programa de edição de texto Word, da Microsoft, completou 25 anos de forma discreta na semana passada. Mas, no noticiário especializado em tecnologia, quem ganhou mais notoriedade foi o seu maior concorrente, o pacote gratuito de programas para escritório OpenOffice.org — que inclui o editor de texto Writer. O software, mantido pela Sun Microsystems, ganhou uma nova versão e atingiu 3 milhões de downloads em uma semana.

O número de computadores com a nova versão é maior do que 3 milhões, já que muitos usuários do sistema operacional Linux fazem a atualização automática, enquanto que outros baixam em sites alternativos as versões em outros idiomas que não o inglês. É o caso da versão BrOffice.org, disponível aqui no Brasil.

Com base somente no número de downloads do OpenOffice, estima-se que o novo pacote rival do Microsoft Office já esteja presente em 5 milhões de computadores em todo o mundo. Com seu software gratuito, a Sun trabalha para abocanhar uma fatia de 40% do mercado de programas para escritório – o programa está disponível tanto para Windows como para Mac e Linux. Esse filão é dominado pelo Office, com cerca de 550 milhões de usuários.

Um dos obstáculos para conquistar mais usuários é o temor que muitos têm de migrar de uma plataforma conhecida e popular como o Office para o mundo do software livre. No entanto, a versão 3.0 procura se aproximar desse tipo de usuário. A interação com vários formatos de documentos é uma boa novidade no OpenOffice.org 3.0. O software trabalha com o formato ODF (Open Document Format), mas um dos destaques da versão 3.0 é que ela passa a aceitar o formato de arquivos XML, da última versão do Microsoft Office, a 2007 – além de filtros de importação dos demais formatos de arquivo deste seu rival. ‘‘Abrir arquivos do Office 2007 é algo que nem o Office XP faz por padrão’’, diz o consultor Lucas Filho, da empresa Open-Ce, que criou uma apostila com dicas para o usuário explorar bem a nova versão do BrOffice.org.

Converter os documentos para o útil formato PDF também é uma função que o OpenOffice oferece há tempos, mas que ficou mais aprimorada. O usuário pode agora definir detalhes como a resolução do documento e as opções de segurança. Se o usuário desejar, o documento fica protegido contra alterações e cópias.

O OpenOffice.org é composto pelo editor de texto Writer, pelo editor de planilhas Calc, pelo software de apresentação Impress, pelo programa de desenho vetorial Draw, pelo editor de fórmulas matemáticas Math e pelo gerenciador de banco de dados Base.

No editor de textos Writer, o recurso de notas foi melhorado e agora também é possível visualizar múltiplas páginas na horizontal, facilitando a revisão do documento. No Calc, a edição de planilhas em tempo real por vários usuários é uma boa novidade, segundo destaca Lucas Filho. Além disso, o novo Calc passa a suportar planilhas mais extensas – uma boa notícia para quem trabalha com grandes volumes de dados. Agora, a planilha comporta um total de 1.024 colunas, quatro vezes mais que a versão anterior. Já o Impress ganhou recursos para inclusão de tabelas nas apresentações e de corte interativo de imagens para ajustá-las ao slide.

O novo OpenOffice.org 3.0 está disponível para download gratuito no site ‘‘download.openoffice.org’’.

NOVOS RECURSOS

Editor de texto:
O Writer agora tem visualização múltipla de páginas, novas opções de zoom e um recurso de inclusão de notas aprimorado.

Planilhas: O novo Calc oferece edição de planilhas em tempo real por vários usuários. Também passa a suportar planilhas mais extensas (um total de 1.024 colunas, quatro vezes mais que a versão anterior).

Apresentações: O Impress agora inclui tabelas nas apresentações. O novo recurso de corte interativo permite cortar partes das imagens para ajustá-las ao slide.

Formatos: OpenOffice traz mais recursos para gerar documentos em PDF e suporta o formato XML do Office 2007.

Comentários

Postagens mais visitadas