Dicas aos navegantes de primeira viagem

FONTE: http://www.lichti.eti.br/ Por: Gustavo Lichti

Muitos usuários que migram para o linux, ou estão aprendendo a mexer no pinguim, perdem alguns arquivos achando que o sistema vai perguntar se ele realmente deseja apagar um arquivo, ou se ele realmente deseja sobrescrever um arquivo em caso de mover ou copiar arquivos para um outro diretório que contém um arquivo com o mesmo nome do arquivo de origem.

Para isso não acontecer temos que passar o parâmetro "-i" aos comandos cp,mv e rm. Porém ficar colocando o "-i" toda hora torna a tarefa mais tediosa além de qualquer hora você esquecer de colocar e perder algo. É legal tornar essa opção um padrão desses comandos para não haver mais erros.

Para isso podemos utilizar o comando "alias", este comando permite que criemos 'apelidos' para outros comandos. Por exemplo, você esta acostumado com o prompt do dos, e lá o comando para listar arquivos é o "dir", e no linux é o "ls", se você quiser usar o comando "dir" no linux também, você pode fazer:


$ alias dir="ls"

Pronto, o dir já funciona no linux.

Para resolver o problema do inicio do post podemos fazer:


$ alias cp="cp -i"
$ alias mv="mv -i"
$ alias rm="rm -i"

Pronto agora sempre que for necessário, será perguntado o que você realmente deseja fazer

Bom, mas toda felicidade dura pouco, e todos os alias que você criou para deixar a sua vida mais fácil e mais segura, vão para o espaço e viram um astro sempre que você fecha o seu terminal ou finaliza a sua sessão. E agora?

Bom para resolver isso, podemos adicionar esses comandos a um desses dois arquivos( em um OU em outro)

/home/seu-usuário/.bashrc
ou
/home/seu-usuário/.bash_profile

Para isso você pode usar o editor de textos nano. Exemplo:

$ nano /home/gustavo/.bashrc

Comentários

Postagens mais visitadas