Abundam as análises do Chromium, navegador web open source do Google

Fonte: Br-Linux.org - 03.09.08

Conforme o BR-Linux antecipou e logo depois confirmou anteontem, o Google lançou nesta terá-feira seu próprio navegador web em código aberto, usando o Webkit e um novo interpretador Javascript.

Também como antecipado, haverá versões para Linux, Mac OS X e Windows, mas a versão beta pública só está disponível para este último. Como resumiu o nosso leitor thotypous, “o código foi disponibilizado desde o início em: http://src.chromium.org/viewvc/. O site do projeto opensource por trás do Google Chrome é http://www.chromium.org. Quem quiser conversar com os desenvolvedores pode acessar a rede de IRC Freenode e entrar no canal #chromium. Existe ainda um #chromium-linux dedicado exclusivamente ao port para Linux.”

“A ênfase, de acordo com Marcelo Quintela, gerente de produtos do Google Brasil, é na velocidade de navegação. O ‘coração’ do Chrome é o engine (em português, motor) Javascript batizado com o sugestivo nome de V8. O sistema foi desenvolvido pelo escritório do Google na Dinamarca, com objetivo de carregar as páginas mais rapidamente que o Internet Explorer e o próprio Firefox.” (via g1.globo.com)

E as análises preliminares da versão em código aberto para Windows não faltaram. O Tiago Peczenyj (tiago·peczenyjΘgmail·com) mandou o link da sua análise, informando que o programa apresenta uma excelente performance e estabilidade, com um design leve e moderno.

O Evaldo Junior Bento (junior_pd_bentoΘyahoo·com·br) analisou a HQ que o Google usou para anunciar o produto.

O Lauro César Alves (laurofrutalΘgmail·com) escreveu:

“O novo navegador do Google, chamado de Google Chrome, já se encontra disponível . Já estou usando-o neste momento e até agora tive uma experiência bastante agradável: Navegador, rápido, prático, limpo, como aliás são os serviços web do Google. Tive inclusive uma boa surpresa ao tentar conectar em uma página que não carregou por problemas de conexão e ser brindado com duas opções na tea: Recarregar (nada de demais né?!) e um link pra um cache de páginas do próprio google. Ou seja, a integração já começou, corram concorrentes, senão ficarão para trás!”

E o Rafael Peregrino da Silva (rperegrinoΘlinuxmagazine·com·br) mandou o link pra análise publicada pela Linux Magazine, que começa assim:

“Após uma espera curta, mas tensa, no melhor estilo dos lançamentos da Apple, o Google liberou a versão beta pública de seu navegador web Chrome. Utilizando código da interface do Firefox e o mecanismo de renderização Webkit, criado pela equipe do KDE e desenvolvido pela Apple, o Google Chrome contém diversas inovações tecnológicas.”


Comentários

Postagens mais visitadas