LanBr x LanFx em: Lan House Movida a Linux


br-linux.org - 14/03/2008

“Nós estávamos dúvidas sobre os sistemas disponíveis para se montar uma Lan House movida a Linux, e depois de vários testes com diversos sistemas Linux e gerenciadores, resolvemos escrever este artigo, que nada mais é, que uma opinião técnica pessoal sobre as ferramentas livres e comerciais disponíveis no mercado rodando sobre a plataforma Linux, e também sobre os sistemas operacionais Linux em questão.

Sistemas avaliados:
- LanOS 6 Reality + LanBr light (este sistema foi comprado por nós) – Sistema Pago
- LinuxFx Xtreme Edition + NetParty 1 (Contém 1 gerenciador de maquina e 1 cliente) – Sistema Livre
- Kurumin + Zeiberbude – Sistema Livre

Instalação em vários modelos de computador

Testes realizados:
- Especificações técnicas
- Instalação dos sistemas
- Interface com o usuário e softwares
- Jogos livres e comerciais
- Gerenciador
- Conclusão final

Leia abaixo o texto completo e a conclusão.”

Enviado por Mauricio Nunes (mutiladorhfΘhotmail·com) - referência (portalcriativa.com.br).

Atenção: o comparativo abaixo foi enviado por um leitor, e o BR-Linux não tem qualquer referência (favorável ou contrária) sobre sua metodologia, aplicabilidade, motivação ou demais aspectos sobre os testes e conclusões.

LanOs + LanBr

Especificações técnicas:
Sistema Operacional Ubuntu 7.10 “Feyst Fawn”
Kernel 2.6.20

Instalação:
O Sistema LanOs 6 Reality não possui instalador, mas tem uma ferramenta de clonagem bem eficaz, em poucos minutos ele se duplica e se instala em outros HDS com alguns cliques no mouse, bastando apenas saber particionar o HD.

Configuração do sistema:
A configuração do sistema, também é simples, deixando de lado a configuração da placa de vídeo, que é terrível, pois como o sistema é um Ubuntu modificado, a detecção do vídeo logo depois que é clonado o hd não acontece como o esperado, tendo que fazer o download e a reinstalação do driver manualmente, isso religiosamente acontece toda vez que se é clonado um Hd. Mas é simples a reconfiguração.

Interface com o usuário:
A interface do LanOs é realmente bela, lembrando muito o Windows Vista, mas é muito difícil de trabalhar com a interface, pois como utiliza o Gnome (Eu pessoalmente não gosto muito do gnome), talvez pelo meu pouco conhecimento nele, se torna muito difícil a configuração e acesso dos recursos do sistema, mas nada impossível.

Os softwares instalados estão um pouco desatualizados, o sistema acompanha o amsn 0.97, mercury, firefox, openoffice, e já vem com o cliente LanBr instalado de fábrica com um painel de controle escrito em Java, de fácil configuração.

Jogos:
Todos os jogos funcionam muito bem, com uma vasta gama de jogos livres e uma vasta gama de jogos comercias, entre eles Counter Strike, GTA San Andréas, Dragon Bol, Need for Speed e muitos outros. Lembrando que os jogos comerciais necessitam de licença para uso.

Gerenciador:
O gerenciador é o LanBr light, um sistema de gerenciamento completo que controla todas as estações de modo simples e direto, não possui um login pela estação, fila de espera e não se pode mover os objetos pela tela arrastando e soltando, a interface é rústica, parece aqueles programas feitos em MS DOS, com um gráfico vga (lembra os menus de jogos do antigo mega drive). Este sistema é repleto de funções, mas apresenta diversos problemas relativo ao mouse, dimensões da tela e alguma incompatibilidade com algumas placas de vídeo, ficando lento dependendo do driver usado no pc, ou do Dosemu, levando em consideração que é realmente necessário um computador bom como servidor. Um Pentium 4 2.2 512 mega ram não agüentou o tranco, mas um semprom 64 3000 rodou perfeitamente (vai entender). No site do Portal Criativa – www.portalcriativa.com.br – tem outras versões do sistema, pagas também, que tem mais funções.

LinuxFx Xtreme Edition + NetParty 1

Especificações técnicas:
Sistema Operacional LinuxFx Level 1 Xtreme Edition
Kernel 2.6.22-Kanotix-10 / 2.6.24-linuxfx-1

Instalação do sistema:
Fiz o download do sistema no site do fabricante – www.linuxfx.org para teste.
Instalei seguindo o procedimento descrito no arquivo de auto ajuda contido no cd do sistema, de modo simples e eficaz.
Depois fiz o download da plataforma NetParty que adquiri com um dos programadores pelo e-mail de suporte, pois ainda está em desenvolvimento, mas eles estão liberando por e-mail para quem quiser testar um link para o download. A Plataforma NetParty é um pacote que modifica o LinuxFx normal para uma versão de Lan House, pude notar que o sistema se auto atualizou para o kernel 2.6.24, o Amsn para o 0.98SVN e a interface com novos ícones e menus, deixando o sistema muito moderno, algumas placas mãe que não funcionavam diversos recursos com outros sistemas Linux, passaram a funcionar depois da atualização para o netparty, o som foi um destes recursos, talvez pelo kernel mais novo.
O pacote é de tamanho médio(120MB), onde fiz o download de um link temporário. Depois de feito foi só executar com “dpkg –i netparty-level1~i386.deb” e pronto, estava instalado e funcionando.

Jogos:
Como o sistema vem em um cd de 700MB, não acompanha nenhum jogo instalado, no lugar vem uma versão SVN do cedega, que possibilita o funcionamento dos jogos do Windows, sem ter que comprar o cedega original.

Copiei a pasta dos jogos do LanOs para a pasta cedega do linuxfx e a maioria funcionou muito rápido, talvez o cedega seja diferente da versão comercial, notei também que alguns jogos rodam com o wine também. O Gta San Andréas que era lento no Ubuntu, ficou incontrolável no LinuxFx, tive que delimitar o limite de quadros para sessenta, pos o jogo estava incontrolável.

Gerenciador:
LanFx 0.1B
Ai está a grande diferença, o sistema de gerenciamento desenvolvido pela LinuxFx é nativo do Linux. As janelas, os objetos, e a interface é perfeita. O LanFx importa os cadastros do LanBr e segundo os fabricantes, também vai importar os do VS-Cyber, tendo uma compatibilidade total com os outros sistemas. O sistema não está completo ainda, mas as funções básicas, como cadastro, tempo, login pelas estações e muitos outros recursos interessantes estão funcionando perfeitamente, possibilitando assim uma migração direta e sem custos e sem perder os dados dos clientes dos outros gerenciadores. O sistema também é desenvolvido todo em modo “Arrastar – Soltar” possibilitando mover os dados pela tela até a estação desejada. Na minha opinião foi um avanço tecnológico na área de Linux em Lan Houses.

Kurumin + Zeiberbude

Eu vou ser bem direto na minha opinião a respeito destes sistemas para Lan House, doa a quem doer

O Kurumin é um ótimo sistema para uso em Desktop, se tornando realmente trabalhoso a implantação em Lan House. Não tem nenhuma ferramenta de ajuda, os pacotes são obsoletos, e a interface não agrada nenhum cliente (note que essa é a opinião dos clientes) como estamos focando LAN HOUSES na nossa avaliação, esse sistema é péssimo para quem quer obter sucesso com Lan Houses em Linux, precisa de muitos ajustes para se tornar agradável.

O Zeiberbude não guarda os tempos e nem os créditos, tornando se uma ferramenta obscura para utilização em Lan House, não é viável nem de longe, com as ferramentas disponíveis no mercado atual.

Não vou alongar minha análise neste sistema pois como já dito, só que quer aprender como o linux funciona vai se arriscar a implantar estes sistemas (Kurumin + Zeiberbude). Nosso foco é em empresas que estão trabalhando irregularmente e precisam de uma solução rápida para esta situação.

Conclusão Final

O LanFx não tem todos os recursos do LanBr, mas vai atingir logo o patamar de “software perfeito” para gerenciamento de estabelecimentos desta categoria, o Lanos é muito bom, mas é pouco flexível, principalmente quando se trata do gerenciador de janelas, eu reforço que por opinião própria eu prefiro o KDE, pos é bem mais fácil de se trabalhar com ele. A interface gráfica é outro ponto crucial, pois o LanBr é desenvolvido em DOS e emulado no Linux (se alguém poder confirmar). Tanto o LanFx quanto o LanBr fazem muito bem o seu trabalho, agora em relação custo / beneficio, o LinuxFx se mostrou o mais completo nos nossos testes.Outra coisa notável entre os dois sistemas é o suporte. A empresa Portal Criativa fornece suporte mediante a compra do produto e o Sistema LinuxFx é de graça, podendo o cliente escolher se quer ou não o suporte, Assim, os usuários que tem um conhecimento mais avançado em Linux, podem ter um software completo e de graça.

O Zeiberbude é de longe a pior opção para Lan House, e o Sistema Kurumin é muito trabalhoso.

Espero ter ajudado nesta matéria as pessoas que querem mudar de sistema e não sabem como.

Todas as fontes tem origem confiável e podem ser comprovadas nos endereços abaixo:

Fontes:
Lanos+LanBr: www.portalcriativa.com.br
LinuxFx+LanFx: www.linuxfx.org
Zeiberbude: www.sourceforge.net/projects/zeiberbude/
Kurumin: www.guiadohardware.net

Por Mauricio Nunes, Analista de Sistemas.”

Enviado por Mauricio Nunes (mutiladorhfΘhotmail·com) - referência (portalcriativa.com.br).

Comentários

Postagens mais visitadas