KDE4 no Ubuntu 7.10 Gutsy

Fonte: http://hamacker.wordpress.com/

Bem, agora que a poeira baixou (me refiro ao bumm do lançamento) podemos considerar o KDE4 friamente. Para faze-lo há a opção de instalar o KDE4 no próprio Ubuntu e permanecer com os dois ambientes gráficos. Há opções alternativas como instalar o Kubuntu já com o KDE4 ou fazer um upgrade KDE3 para KDE4 (pouco aconselhável). Vou delinear os passos para instalar o KDE4 no Ubuntu 7.10 Gutsy e também as opções alternativas.

Se você viu algumas análises do KDE4 em que foi instalado a partir duma compilação, ignore-a. Pois o KDE4 a partir dos repositórios da Canonical já estão personalizados para serem usados no [K]Ubuntu, o que é bem melhor.

A instalação do KDE4 para quem já usa o Ubuntu (gnome) :

1) Vá no menu GNOME em Sistema->Administração->Gerenciador de Pacotes Synaptic.

2) Com o Synaptic já carregado vá no menu Configurações->Repositórios, selecione a guia “Programas de terceiros” e em seguida clique no botão “+ Adicionar” e cole a seguinte linha em “Linha do APT:” que aparecerá :

deb http://ppa.launchpad.net/kubuntu-members-kde4/ubuntu gutsy main

Como na tela a seguir :

Acrescentando repositório para instalar KDE4 no Ubuntu Gutsy


Clique em “Adicionar Canal” e depois deverá fechar o Synaptic.

3) A seguir, dê um ALT+F2 e execute “gksu gnome-terminal”.

4) Já no terminal, execute estes comandos :

apt-get update

Quem já experimentou versões alfa não conseguirá usar a versão final do KDE4 por esse repositório, antes tem de remover essas dependências muito recentes :

apt-get remove --purge kdelibs5 kde4base-data kde4libs-data

Voce poderá usar o ‘aptitude’ ao invés do ‘apt’, só não estou usando o aptitude porque em mudanças drásticas ele tem a mania de remover pacotes que eu uso, mas ele diz que não uso, especialmente pacotes de idiomas do firefox e openoffice.

A seguir, enfim, instalar o KDE4 :

apt-get install kde4-core  kdeadmin-kde4 kdemultimedia-kde4 \
kdemultimedia-kio-plugins-kde4 kmix-kde4 knetworkconf-kde4 \
kpackage-kde4 kscd-kde4 kuser-kde4

Ao completar a instalação voce será questionado se deseja trocar o gerenciador de login gráfico GDM (gnome) por KDM (kde), escolha manter o GDM. Ouví falar de alguns bugs do KDM e seria péssima idéia usar ele para carregar o GNOME, caso você não tenha gostado do KDE4.

É recomendável reiniciar o computador após todos os procedimentos acima.

Opções Alternativa : fazendo o upgrade KDE3 para o KDE4

Se voce já usa o Kubuntu, o mesmo repositório poderá lhe dar uma alternativa de upgrade.

Mas definitivamente não recomendo. Por favor, não tente fazer isso.
Opções Alternativa : usando a imagem do Kubuntu 7.10 já com o KDE4

Existe uma versão não-oficial do Kubuntu 7.10 Gutsy que vem pronta com o KDE4 :

http://cdimage.ubuntu.com/kubuntu/releases/gutsy/kde4

É bom repetir que os pacotes desse repositório foram otimizados para uso na distro [K]Ubuntu, portanto é diferente se você optasse por compilar nos dedos.

A instalação é rápida, após a instalação ainda adicionei o repositório acima, pois os pacotes embutido neste instalador já são antigos.

Notei que todas as teclas de atalho de meu notebook pararam de funcionar, o medidor de bateria e wifi também, fiquei irritado porque com o brilho na metade ficava tudo mais horrivel do que aparentava. Como todos já disseram, a interação com aplicativos GTK não foi boa. Muitas coisas como a simples tarefa de adicionar programas tiveram que ser feitas pela linha de comando, alguns aplicativos da familia “K” não existem. E as tarefas administrativas foram feitas com a conta root que fui obrigado a habilitar, já que é desabilitada por padrão no Ubuntu/Kubuntu. Foi uma novidade para mim o sudo perguntar a senha do “root” e não a senha da conta (com acesso ao grupo administrativo) que estiver usando.

Eu ficava me perguntado porque todos os screenshots do KDE4 tinham aquela barra de lancamentos (launchbox) preta, agora eu sei, é impossivel trocar a cor. Algumas coisas irritam como por exemplo, falha ao salvar a sessão, voce troca o papel de parede e depois do shutdown sistemico e depois após o reinicio o papel de parece é perdido, mas os ajustes nas cores ficaram, ou seja, é bug. Enfim, tive mais problemas com Kubuntu 7.10 usando KDE4 do que usando KDE4 numa instalação do Ubuntu.

Conclusão :

Vários aspectos positivos marcam essa versão, o painel ou barra inferior está com uma usabilidade maior, facilmente usuários experientes chegam aos seus aplicativos. Usuários novatos vão continuar apreciando o menu por contexto ou aplicações recentes.

A velocidade de tempo de resposta é marcante, realmente fizeram um bom trabalho.

O konqueror como browser ainda merece melhor atenção, ao acessar www.bradesco.com.br, a página ficou em loop constante.

Se quer testar, use o Ubuntu com o GNOME e execute os procedimentos acima, evite o upgrade KDE3 para KDE4 e evite usar o instalador do Kubuntu com o KDE4.
Eu não vou detalhar muito o KDE4 porque talvez venha a escrever minha percepção sobre este ambiente gráfico em breve, a condicional talvez se aplica porque não estou a fim de repetir o que outros já disseram e também acho prematuro fazer testes já que o KDE4 está incompleto, então meu caro leitor se as analises que popularem pela WEB forem muito completas eu provavelmente não farei minha própria análise, provavelmente o farei no KDE4.1, 4.2,….

Link para baixar o Kubuntu 7.10 c/ KDE 4.00

http://cdimage.ubuntu.com/kubuntu/releases/gutsy/kde4/

Fontes :

http://www.webtuga.com/GNU/Linux/Dicas/Como-instalar-a-versao-final-do-KDE-4.0-no-Ubuntu-7.10.wtuga

http://andregondim.eti.br/?p=209

Comentários

Postagens mais visitadas