iG Tecnologia: Polícia francesa troca Windows por Linux

br-linux.org - 31.01.2008

“Gendarmerie Nationale” irá adotar o Ubuntu como sistema operacional em seus 70.000 desktops

A “Gendarmerie”, força policial militar francesa, anunciou um programa de migração de sua infra-estrutura de TI do Windows para o Linux. A decisão é o próximo passo em um programa que iniciou em 2005 com a adoção de um conjunto de aplicativos de escritório Open Source (o OpenOffice.org) rodando sobre plataforma Windows, e prosseguiu em 2006 com a adoção do Mozilla Firefox como navegador padrão.

Os 70.000 desktops da organização atualmente rodam o Windows XP. A migração será gradual: o Linux entra em cena sempre que for necessário substituir uma máquina que roda o Windows. A expectativa é de substituir entre 5 a 8 mil máquinas Windows por equivalentes com Linux em 2008, e de 12 a 15 mil nos próximos quatro anos, com a meta de que todos os desktops estejam rodando o sistema operacional até 2014. Novos computadores adquiridos durante este período já entrarão em operação com Linux.

O sistema operacional escolhido é o Ubuntu. Segundo Nicolas Geraud, diretor de TI da Gendarmerie, os motivos para a migração são a diversificação de fornecedores, para que a estrutura não fique nas mãos de uma única empresa, o domínio tecnológico sobre os softwares utilizados e a redução de custos. Em 2004, a organização adquiriu 13 mil licenças para conjuntos de aplicativos de escritório. Mas desde a migração para soluções livres, há três anos, o número diminuiu para 27 licenças, uma economia significativa.

Mais detalhes na notícia do iG Tecnologia.

Comentários

Postagens mais visitadas