Stallman associa OpenBSD e softwares não-livres. DeRaadt sobre Stallman: "mentiroso hipócrita"

br-linux.org -

Richard Stallman enviou uma mensagem para a openbsd-misc dando sua versão (específica sobre o OpenBSD) de por que ele disse em uma entrevista que não recomendava nenhum sistema BSD. "Pelo que eu ouvi, o OpenBSD não contém software não-livre (embora eu não esteja certo se ele não contém binários de firmware não-livres). Entretanto, o seu sistema de ports sugere programas não-livres, ou ao menos foi isso que me informaram quando procurei por alguma variante BSD que eu pudesse recomendar. Eu portanto exerço minha liberdade de expressão ao não incluir o OpenBSD na lista de sistemas que eu recomendo ao público".

O seu e-mail iniciou uma longa thread, e desde então ele está sob uma salva de mensagens de Theo DeRaadt e os usuários de OpenBSD. DeRaadt respondeu (tratando sobre o que Stallman afirmou na entrevista, e não apenas ao que escreveu no e-mail citado acima): "Richard, você está errado. Você disse claramente em sua entrevista que a árvore dos ports contém software não-livre. Ela não contém. Ela é apenas uma plataforma de Makefiles contendo URLs, e um ocasional patch aqui e ali. Você está simplesmente errado. E você não é homem suficiente para admitir que está errado. Eu posso ser inamistoso às vezes, mas você é um mentiroso hipócrita, que abusa do poder e ataca projetos que se esforçam mais do que quaisquer outros para disponibilizar apenas softwares livres. Que vergonha." (via Stallman: 'OpenBSD Ports Suggests Non-Free Software' - OSNews.com. A tradução das duas citações, livre, é minha.)

Leia também: NoticiasLinux.com.br - » Stallman diz que não recomenda OpenBSD ... em lista do OpenBSD. O FUG-BR também comentou o assunto. O Leonardo Menezes Vaz também enviou uma referência (marc.info) sobre o mesmo assunto.

Saiba mais (osnews.com).

Comentários

Postagens mais visitadas