Linux Magazine de outubro: VoIP com Asterisk

BR-Linux.org - Ter, 16/10/2007 - 11:00

“A Linux Magazine de outubro já está nas bancas, trazendo como tema de capa VoIP com Asterisk. Nesta edição, explicamos como configurar um servidor Asterisk e seus clientes para proveito máximo da tecnologia VoIP na sua empresa. Além disso, explicamos como selecionar o melhor codec para diversas situações, e apresentamos uma solução tropicalizada do Asterisk, o Disc-OS, e também uma distribuição Linux (Trixbox) que já traz o Asterisk instalado e pré-configurado, poupando boa parte do trabalho do administrador. Se sua empresa está buscando uma operadora VoIP ou um fabricante de hardware especializado, confira nossas entrevistas para conhecer alguns dos principais players desse mercado, e faça uma escolha consciente para seu negócio.

Novas seções: Redes e Segurança! A partir desta edição da Linux Magazine, você conta com duas novas seções: Redes e Segurança. Na seção Redes, apresentamos dois servidores Web alternativos, mais leves que o Apache: Lighttpd e Cherokee. Dependendo das tecnologias do seu site, é possível aumentar o desempenho usando esses servidores no lugar do poderoso e pesado Apache. Na seção Segurança, conheça o Hogwash Light BR, o IPS invisível (e brasileiro!). Veja como usar esse IPS de camada 2 para impedir ataques contra seus servidores web, de email etc.

Linux Park em Belo Horizonte e Brasília. Confira o sucesso de mais dois eventos Linux Park pelo Brasil.

OpenXML derrotado - e agora? O OpenXML, da Microsoft, foi derrotado na ISO. Saiba como isso aconteceu e o que isso pode significar para o futuro do ODF, do OpenOffice.org e da sua empresa.

Eventos livres e divulgação. Augusto Campos fornece sugestões e indicações muito úteis a quem planeja eventos de Software Livre, sejam de porte nacional ou local.

Regras de negócios e código-fonte misturados? Má idéia. Nosso colunista Edgar Silva explica como, onde e por que separar os componentes das aplicações corporativas.

GCC 4.2: programação paralela facílima. A tecnologia OpenMP, de autoria da Intel, foi incluída na versão mais recente dos compiladores GNU. Com isso, escrever programas paralelos fica muito mais fácil, e seu desempenho pode aumentar consideravelmente. Confira essa e outras novidades do GCC 4.2.

Por que somente servidores virtualizados? A virtualização pode oferecer muitas vantagens aos servidores, mas os desktops também têm muito a ganhar. Comparamos as principais ofertas para Linux, tanto livres quanto proprietárias, e apontamos suas vantagens e desvantagens.

E mais:

* Avaliamos o Classmate PC como solução educacional.
* Quarta aula do curso preparatório para a certificação LPIC-2.
* Cezar Taurion: como o conceito da Cauda Longa explica o sucesso do Código Aberto – Parte 2.



Enviado por Pablo Hess (phessΘlinuxmagazine·com·br) - referência (linuxnewmedia.com.br).

Comentários

Postagens mais visitadas