Firefox de olho nos celulares

Na última terça, a Mozilla Foundation anunciou reforços para a sua equipe, contratando profissionais especializados em desenvolver software para celular. Entre as caras novas, estão Brad Lassey, da France Telecom, e Christian Sejersen, que trabalhou na Openwave, uma empresa que tem parcerias com gigantes como AT&T, Telefonica, T-Mobile, Verizon e Vodafone, entre outras.

A principal meta da fundação, segundo o Schrep’s Blog, é tornar o navegador de código aberto compatível com o maior número possível de plataformas. E isso inclui alterações no engine principal do Firefox.

De acordo com as palavras da própria Mozilla Foundation, os sistemas para celular serão tratados como “cidadãos de primeira classe”. Outra ‘mudança de hábito’ estará no desenvolvimento de add-ons. A programação em XUL (XML User Interface Language) vai ser mais amigável para as plataformas dos telefones móveis.

Parceiros de peso, como Intel, Nokia e Ubuntu, já desenvolvem versões portáteis do Firefox, mas ainda falta a ajuda da comunidade para que Mozilla Foundation faça bonito no mundo dos portáteis. Cito como exemplo dessa carência o projeto Joey, que conheci ao entrevistar um dos coordenadores da fundação, o programador Asa Dotzler.

“O nome do projeto foi inspirado nos filhotes de canguru, que ficam na bolsa da mãe. Você usa o navegador normalmente no seu computador, com tela grande, teclado e tudo mais. Então, quanto você quer ver algo no celular, o plugin do Joey e o Firefox conversam, trocando dados. Se você quer ver um vídeo ou qualquer tipo de conteúdo no telefone, o navegador enviar os conteúdos para o Joey do celular.”, explicou Dotzler.

Só que da data da entrevista para cá, e isso já faz alguns meses, o Joey praticamente não saiu do lugar. A mesma coisa está acontecendo com o Minimo, um browser para celulares da Mozilla. Não sei se era falta de vontade da fundação ou se simplesmente falta de gente qualificada disposta a ajudar (de graça). O fato é que o Firefox precisará de apoio da comunidade de desenvolvedores para trilhar, nos celulares, o mesmo caminho que já percorreu nos desktops.

n.e.: Ilustra o post o habilidoso piloto Fox McCloud e seu headset (será que é Bluetooth?)

Postado por - Juliano Barreto - 11/10/2007 - 11:44 - INFO-ABRIL

Comentários

Postagens mais visitadas