Uma distribuição de Linux para mulheres? Sim, por que não? Não, por favor!

BR-Linux.org -

Segundo o Linux.com, as sugestões de que seja criada uma distribuição de Linux voltada especificamente ao público feminino vêm ressurgindo. O site convidou 2 colunistas para escrever a respeito, e obteve 2 respostas completamente opostas.

Em GNU/Linux distro for women? Why not?, a resposta é favorável à idéia: "Se uma distribuição destas for iniciada, será dentro do espírito da comunidade, e pode dar a mais mulheres o background e a confiança para reduzir a diferença entre os gêneros no software livre. (...) Mais importante: espaços especiais para mulheres no software livre ainda são uma necessidade. Se não fossem, não haveria tantos grupos como Debian Women, KDE Women ou LinuxChix. Se eles encorajam mais mulheres a se envolver com o software livre pode ser debatível, mas estes espaços de fato suportam as mulheres já envolvidas na comunidade. (...) As pessoas falam sobre como o software livre é aberto para todos, mas a realidade é vastamente diferente se você é do sexo feminino. Da forma como vejo, o benefício de uma distribuição feminina seria especialmente para as participantes. (...)"


Ela é o Linux - Clique para ver o vídeo

Já em "Linux distro for women? Thanks, but no thanks", a resposta é negativa: "A idéia está flutuando de novo: Vamos fazer uma distribuição de Linux especial para mulheres! Somos mais espertos que isto, não somos? Eu digo: vamos poupar a nós mesmos, e ao mundo, de mais uma distribuição de Linux sem razão de ser e menos do que útil. (...) Assumindo que a relativa escassez de mulheres na indústria de TI é um problema que precisa ser resolvido, criar uma nova distribuição "para meninas" vai ajudar? Eu digo que não. Se queremos ser parte da indústria, por que iríamos querer nos separar e atrair atenção para nossas diferenças? Se queremos dizer que as mulheres têm as mesmas atitudes e tendências que os homens em TI, não faz sentido dizer que queremos ou precisamos do nosso próprio sabor de Linux. (...) Criar uma distribuição de Linux especial como se fosse uma deliciosa surpresa que nós também podemos usar Linux não vai ajudar nossa imagem. Linuxes especiais são para pessoas com pen drives e sensibilidades religiosas. Nós mulheres estamos indo bem, obrigado."

Saiba mais (linux.com).

Comentários

Postagens mais visitadas