Pacote gratuito de software da IBM teve 100 mil downloads na 1ª semana


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Por IDG News Service/EUA
Publicada em 26 de setembro de 2007 às 18h17
Atualizada em 26 de setembro de 2007 às 18h36

Nova York - Empresa se diz surpresa com rápida adesão do Symphony e revela que triplicou o número de servidores dias após lançamento.

A IBM informou, nesta quarta-feira (26/09), que foram feitos 100 mil downloads do pacote de softwares gratuitos Symphony, que concorre com o Office, na primeira semana de seu lançamento.

“Ficamos surpresos com a velocidade com que as pessoas aderiram ao lançamento”, declarou o gerente da IBM Collaboration e do Lotus Software, Mike Rhodin.

Para manter o número de pessoas interessadas em baixar o Symphony, a empresa triplicou o número de servidores para seu download nos primeiros dias após o lançamento.

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Segundo Rhodin, as pessoas agora só precisam de um endereço válido de e-mail para baixar o pacote de aplicações, pois os usuários acharam muito complicado ter que se inscrever para obter uma senha e nome de usuário na IBM antes de fazer o download.

Por conta disto, é difícil saber se são consumidores ou empresas que estão baixando o Symphony. Contudo, Rodhin afirma que a IBM está mais interessado que o software atinja um grande número de pessoas do que no perfil de quem o utiliza.

Os aplicativos são baseados no OpenOffice.org e no framework Eclipse, para facilitar a construção de plug-ins. A empresa brasileira Totvs já está construindo uma aplicação ERP (do inglês enterprise resource planning) para os aplicativos.

O intuito da empresa é de promover o uso do formato Open Document for XML (ODF). Tanto a IBM quanto outros defensores do ODF, como a Sun e o Google, têm travado uma batalha contra a Microsoft para promover seu interesse no formato.
Contudo, até então, nenhum dos softwares como o Symphony ou o StarOffice da Sun, baseados no formato de código aberto, apresentaram sucesso em “roubar” o mercado do Office.

“Este não é apenas mais um pacote de aplicativos OpenOffice”, declarou Rodhin. “Fizemos investimentos no formato para criar uma experiência de negócios com ele.”

Antes de lançar o Symphony, a IBM incluiu no pacote o Lotus Notes 8, a última versão de seu software de colaboração - outra área importante na estratégia de competição com a Microsoft.

A empresa planeja lançar um segundo beta do software nas próximas seis ou oito semanas, com um lançamento "total" esperado para o próximo ano, de acordo com Rhodin.

A IBM oferecerá, então, suporte de negócios para as aplicações mediante uma taxa, mas Rhodin reconhece que a empresa não espera o sucesso deste serviço. A idéia do suporte é somente que as empresas se sintam mais confortáveis em implementar o Symphony.

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