Organização européia recomenda desvinculação do Windows de PCs




Por IDG News Service/França
Publicada em 24 de setembro de 2007 às 09h59

Paris - Globalisation Institute, em Bruxelas, recomenda venda separada de sistemas operacionais para combater o monopólio da Microsoft.

Uma organização empresarial independente européia recomendou a desvinculação do Windows, sistema operacional da Microsoft, da venda de novos PCs, para dar aos consumidores mais escolhas na hora de comprar um novo computador.

Um relatório do Globalisation Institute, em Bruxelas, recomenda à Comissão Européia que ela exija que os PCs e sistemas operacionais sejam vendidos separadamente na Europa para combater o monopólio da Microsoft no mercado.

O documento está ganhando atenção em parte porque o Globalisation Institute, em geral, defende uma política não-intervencionista quanto à regulação empresarial. A organização pesquisa e desenvolve políticas que algumas vezes são adotadas pelos políticos.

Além disso, o relatório foi divulgado apenas uma semana após a segunda corte mais alta da União Européia ter rejeitado a apelação da Microsoft da decisão antitruste da Comissão Européia, de 2004, que impôs uma multa de 497 milhões de euros (cerca de 600 milhões de dólares) por abuso de monopólio em sistemas operacionais.

O relatório considera o Mac OS, da Apple, uma oferta de nicho e não menciona as recentes iniciativas de oferta de PCs com Linux Pela Dell e pela HP, mas, para o presidente da organização, Alex Singleton, elas são gestos simbólicos.

“Não acho que essas escolhas representem uma competição de fato”, disse ele.

Segundo o executivo, a desvinculação do Windows dos PCs não representaria problemas para o consumidor, que passaria a receber um DVD para instalar o sistema operacional quando comprasse um computador.

James Niccolai, editor do IDG News Service, de Paris

Comentários

Postagens mais visitadas