Google Earth terá satélite mais preciso

INFO-ABRIL - PLANTÃO INFO / 09/2007 / TI
Segunda-feira, 17 de setembro de 2007 - 10h07
WASHINGTON - A DigitalGlobe anunciou um satélite de alta resolução para aumentar a precisão de suas fotos e melhorar seu arquivo.
A DigitalGlobe fornece imagens para o Google EarthO novo aparelho, chamado de WorldView I, deve ser lançado na próxima terça-feira.
Junto com o atual satélite da companhia, o Quickbird, a empresa poderá oferecer resolução de meio metro e será capaz de coletar mais de 600 mil quilômetros quadrados de imagens por dia. Atualmente a empresa consegue recolher esse volume durante uma semana apenas, disse a presidente-executiva, Jill Smith, à Reuters.
Smith informou que o lançamento será transmitido pela Internet no site www.boeing.com/defense-space/space/bls/missions/worldview-1/, e que a empresa planeja mandar para o espaço um segundo satélite WorldView no final de 2008.
Assim que o terceiro satélite for lançado, a DigitalGlobe afirma que poderá recolher mais de 1 milhão de quilômetros quadrados de imagens de alta resolução por dia.
Smith afirmou que o WorldView I permitirá que novas imagens sejam inseridas nos arquivos da empresa mais rapidamente. A companhia atualmente detém o maior arquivo comercial de fotos de satélite do mundo. O sistema contém mais de 300 milhões de quilômetros quadrados de imagens de satélite e aéreas.
A DigitalGlobe construiu o satélite com apoio de 500 milhões de dólares fornecidos pela Agência Nacional de Inteligência Geoespacial do Pentágono. Apesar disso, a companhia informou que poderá vender as imagens comercialmente desde que a resolução não seja maior que meio metro.
A rival GeoEye também deve lançar um novo satélite de alta resolução este ano.
Comentários