Entrevista com Linus Torvalds fala sobre o kernel, livros e videogames

A APC Magazine publicou uma interessante entrevista de 3 páginas com Linus Torvalds, o criador do Linux. As perguntas são sobre temas variados, incluindo as motivações dele para começar o kernel, o que é a Linux Foundation ("eu só trabalho aqui, você deveria perguntar para as outras pessoas (...)"), a natureza do seu envolvimento no desenvolvimento do kernel hoje, as estratégias de desenvolvimento e evolução do sistema, os méritos relativos da tecnologia e da inclusão digital no que diz respeito ao Linux, fabricantes que não revelam especificações de hardware, os seus hobbies não-informatizados e mais.

Para variar na citação, selecionei um trecho sobre os bastidores torvaldianos:

APC - Antes de criar o Linux, você desenvolveu um clone do Pacman. Você ainda joga videogames? Se sim, quais?

Torvalds - Eu não mexo com jogos tanto assim, eu não tendo a achá-los interessantes o suficiente. E quando eu jogo, tendo a escolher os que são voltados a crianças e adolescentes, mais no estilo plataforma. Joguei o Prince of Persia original há muito tempo, antes de iniciar o Linux, e por esta razão eu experimentei as versões modernas, e gostei delas também ("Sands of Time" em particular, as posteriores são um pouco sérias demais).

E desta vez eu posso dizer que estou do mesmo lado que Torvalds: tenho jogado o pouco mais recente Prince of Persia: Revelations no PSP, mas gostei muito mais do seu antecessor Sands of Time no PS2, e não foi por problemas da plataforma, foi justamente pela "seriedade", como resumiu Linus.

Mas não posso recomendar jogos deste tipo sem antes lembrar do posicionamento já divulgado pelo fundador do projeto GNU a este respeito: Richard Stallman afirma que não há nenhuma maneira ética de usar consoles de videogame, e que por isso você não deveria ter um.

Saiba mais (apcmag.com).

Comentários

Postagens mais visitadas